Alunos do 8ª ano do Colégio Notre Dame de Lourdes participam de visita guiada no TRE-MT

Os adolescentes conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral, onde receberam uma palestra sobre a história da democracia brasileira, algo que está diretamente ligado à história da própria Justiça Eleitoral.

Visita Guiada

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) mantém o seu compromisso de ampliar a consciência política dos cidadãos, sejam os eleitores, sejam os jovens que ainda não possuem a idade mínima para votar. Nesta quarta-feira (22.05), cerca de 30 alunos do 8º ano do Colégio Notre Dame de Lourdes, com idade média de 13 anos, fizeram uma visita guiada pelas dependências do TRE. A iniciativa faz parte do Programa Voto Consciente, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral.

Os adolescentes conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral, onde receberam uma palestra sobre a história da democracia brasileira, algo que está diretamente ligado à história da própria Justiça Eleitoral. Além da parte de legislações e contextos políticos, os alunos aprenderam sobre os diferentes processos de votação, desde o voto em urnas de lona, até o desenvolvimento dos modelos atuais de urna eletrônica.

Eles visitaram o depósito de urnas, onde aprenderam os processos logísticos de uma eleição, a dimensão de pessoas envolvidas para garantir que todo eleitor possa exercer o seu direito ao voto. Além disso, os alunos participaram de uma eleição simulada, onde tiveram o seu primeiro contato efetivo com a urna eletrônica. Aprenderam na prática como funciona o processo de totalização dos votos e viveram a experiência de atuarem como mesários nas eleições.

“É muito importante que nossos alunos entendam como funciona o processo democrático no Brasil, as mudanças e evoluções que sofreu ao longo do tempo. Eles viram o processo de votação desde o começo, ou seja, dos processos de desenvolvimento e história da urna eletrônica, as etapas da votação, até a apuração. Foi muito positivo pois também é uma oportunidade de ampliar a consciência de cidadania destes adolescentes, para que eles possam ser pessoas conscientes do que é viver em sociedade e possam contribuir para o seu desenvolvimento”, destacou o professor de geografia, Helton Jhonson Maia Sodré.

As escolas e entidades que desejarem participar do Programa Voto Consciente e visitas guiadas devem entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral.

Matéria Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

Siga as mídias do TRE-MT

        facebook /   Flickr  / Twitter  / Instagram

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30