TRE-MT realiza testes em urnas eletrônicas e softwares preparatórios para Eleições 2020

O evento consiste em simular uma Consulta Popular Federal, onde o objetivo é testar e identificar falhas nas urnas eletrônicas e sistemas eleitorais.

Urna Eletrônica

O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT) concluiu sua participação no 6º Simulado Nacional de Hardware, organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O evento consiste em simular uma Consulta Popular Federal, onde o objetivo é testar e identificar falhas nas urnas eletrônicas e sistemas eleitorais. Em resumo, foram utilizadas 373 urnas do TRE-MT, que correspondem a 4% do total do parque de urnas.

Uma equipe de 16 servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso formou o público eleitor. Cada colaborador se identificou biometricamente através das digitais e votou 35 vezes em cada urna eletrônica, assim, foram computados 12.186 votos. Ou seja, é como se todos os eleitores de uma cidade como Alto Araguaia tivessem se identificado biometricamente e votado.

“Neste ano, ocorrerão dois simulados, este já realizado no mês de maio e outro em outubro. Trata-se de uma ação fundamental de preparação para as eleições de 2020, para que tenhamos tempo suficiente para corrigir eventuais problemas. Neste teste, por exemplo, foram detectados e registrados oito erros no Sistema Web denominado SOS. Todos os erros foram de hardware, com diversos sintomas: falha na placa mãe, sensor biométrico, erros nos leitores de mídia, etc. O relatório geral de desempenho das urnas e dos sistemas utilizados serão gerados pelo TSE”, destacou Jorge Yoshiro Kimura, da Seção de Voto Informatizado do TRE-MT.

O Simulado tem a finalidade de identificar e informar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), via sistema SOS (Sistema para ocorrências de Simulado), possíveis defeitos/inconsistências apresentados pelas urnas eletrônicas durante as etapas do processo, a fim de possibilitar a análise e solução em tempo hábil, antes do pleito de 2020. Além disso, é uma maneira de reciclar os servidores envolvidos, oportunizando-os exercitar o conhecimento sobre os procedimentos com urnas e sistemas eleitorais que serão executados no pleito de 2020.


O conjunto de testes e simulações foi realizado entre os dias 13 e 27 de maio.

 

Matéria Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30