Semana do Meio Ambiente: Servidores do TRE-MT participam de Curso de Gestão de Resíduos Sólidos

Curso Resíduos Sólidos TRE-MT

Como parte das ações desenvolvidas para marcar a Semana do Meio Ambiente, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realiza nesta semana, nos dias 06 e 07, o seu primeiro Curso de Gestão de Resíduos. Ao todo, 30 servidores debaterão como implementar a gestão dos resíduos sólidos no Tribunal, observando o Marco Legal do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, assim como o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, e tomada de decisões para a gestão de resíduos em empresas.

O curso é realizado mediante acordo com o Tribunal Superior Eleitoral e a empresa que faz o desfazimento das urnas e equipamentos eletrônicos que ficam obsoletos na Justiça Eleitoral. Serão ministradas palestras sobre as etapas da gestão de resíduos, diferenças entre resíduos e rejeitos, suas origens, características e classificação de periculosidade. Também deverão ser abordadas técnicas de reciclagem, coleta seletiva com respectivos impedimentos, e modelos de acondicionamento.

“Este é um curso bem específico, que foge de questões genéricas sobre o assunto. Vimos como funciona as técnicas de diferenciação e classificação de resíduos e rejeitos, assim como a correta destinação. Estamos tendo muitas ideias para implantar mudanças ambientais. Nós como cidadãos e servidores podemos ser exemplo nesta questão, em contribuir para que mais pessoas se atentem para questão ambiental”, destacou a participante do curso, Eliane Souza Rodrigues, servidora do Controle Interno do TRE-MT.

Nesta sexta-feira no decorrer do curso serão abordados temas como: A gestão sustentável das urnas eletrônicas: processos, componentes, aplicação e mercado; origem dos materiais; triagem; Desmontagem manual; Britagem; Moagem; Separação magnética; Reciclagem de eletrônicos – Lixiviação; e Tendências da Gestão de Resíduos Sólidos.

Em um cenário macro, os alunos irão debater o atual panorama populacional, observando atuais taxas de crescimento relacionados com o consumo de recursos. Além disso, passarão a estudar a agenda ambiental na administração pública (A3P), o programa do Ministério do Meio Ambiente para estimulação de práticas de sustentabilidade em órgãos públicos, além de PLS de outros órgãos.

Matéria Daniel Dino
Assessoria TRE-MT