RenovAR: TRE-MT planta árvores frutíferas como ação de conscientização ambiental

O plantio de árvores frutíferas no TRE-MT faz parte das ações de sustentabilidade previstas no Mês do Meio Ambiente.

Plantio de Árvores
Presidente do TRE-MT, Des. Gilberto Giraldelli com os servidores

"Uma iniciativa simples porem carregada de um grande simbolismo. Nosso objetivo é a conscientização de todos os servidores, a sociedade como um todo, que estamos no mesmo barco. O planeta é de todos e precisamos de ações concretas para combater a poluição que todos sofremos”. Com essas palavras, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Gilberto Giraldelli, deu início nesta terça-feira (25.06) a ação Renovar, que consiste no plantio de árvores frutíferas no Tribunal.

 “Neste ano a ONU destacou como urgente a melhoria da qualidade do ar, o combate à poluição. Pode não ser a melhor expressão para definir, mas certamente esta é a poluição que atinge a todos de forma mais democrática, independente do poder aquisitivo das pessoas. Com relação a poluição da água, as pessoas tentam remediar comprando água de qualidade, poluição sonora e visual, a mesma coisa, escolhem onde morar, agora com a relação a qualidade do ar, todos sofremos as consequências, a solução obrigatoriamente tem que surgir de todos”, reforçou Giraldelli.

 O plantio de árvores frutíferas no TRE-MT faz parte das ações de sustentabilidade previstas no Mês do Meio Ambiente, e integra o recém aprovado Plano de Logística Sustentável (PLS). “Intensificamos as iniciativas com objetivo de melhorar a sustentabilidade no Tribunal. São questões desde um melhor gerenciamento de impressões, o máximo de utilização de documentos eletrônicos, a correta destinação de materiais recicláveis. Na próxima semana vamos iniciar um novo projeto de coleta de pilhas baterias, medicamentos vencidos, sucata eletrônica, enfiam, ações que dependem do real envolvimento dos servidores e pessoas que frequentam a Justiça Eleitoral. Nós continuaremos dando prioridade a pauta ambiental”, pontuou o diretor geral do Tribunal, Mauro Diogo.

 Ele ainda falou sobre a instalação da mini usina fotovoltaica em processo de instalação no órgão. “Até o final do ano teremos toda a energia consumida pela Tribunal produzido por meio de placas solares, sem gerar poluentes. Teremos mais de 3,7 mil painéis solares que juntos gerarão 1,1 MW (MegaWatt) de energia elétrica, o que ainda trará economia aos cofres públicos”.

 As mudas plantadas na sede do TRE-MT foram doadas pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Simbolicamente, além do presidente do TRE-MT, e do diretor geral, todos os secretários fizeram o plantio. Toda ação foi coordenada pelo Núcleo Estratégico Socioambiental do TRE (Nessa), que passará a incentivar a prática nos Cartórios Eleitorais do Estado.

 

 

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30