Presidente do TRE-MT acompanha teste de urnas eletrônicas

Outro setor visitado nesta segunda-feira (24) foi a Ouvidoria do TRE-MT, na Casa da Democracia.

Visita Desembargador

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Gilberto Giraldelli, participou nesta segunda-feira (24.06) da verificação dos sistemas das urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral. Periodicamente, todas as 11 mil urnas disponíveis no estoque do órgão são testadas quanto ao seu funcionamento de softwares e hardware, ação que tem o objetivo de garantir a máxima eficiência durante as eleições. Em Mato Grosso, menos de 1% das urnas foram substituídas nas Eleições 2018.

 Além do depósito de urnas e bancadas de teste, o magistrado acompanhou uma palestra no Memorial da Justiça Eleitoral sobre a história das eleições no Brasil e em Mato Grosso. “Nosso Estado já teve situações emblemáticas no passado quando as eleições eram manuais, as apurações iam até altas horas da madrugada e dependiam exclusivamente do componente humano. São situações que dificultam o controle de fraudes. Aqui no Memorial a sociedade pode conhecer mais dessa história e ver como temos evoluído no processo democrático de escolha dos entes políticos”, destacou Giraldelli.

 Outro setor visitado nesta segunda-feira (24) foi a Ouvidoria do TRE-MT, na Casa da Democracia. “Este é um canal importante de comunicação da instituição, onde a sociedade pode dialogar diretamente com a instituição, fazer suas reclamações, elogios, sanar dúvidas. Mantemos uma equipe constante no atendimento presencial e também por telefone”.

 A verificação de sistemas das urnas eletrônicas, assim como outras visitas realizadas na Casa da Democracia foram acompanhadas pelo diretor geral do TRE, Mauro Diogo, pelo secretário de Administração e Orçamento do TRE, Rafael Zornitta, e pelo coordenador de Sistemas Eleitorais, Ailton Lopes. 

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria do TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30