TRE-MT realiza Encontro Preparatório para as Eleições no município de Diamantino

A Justiça Eleitoral aproveitou a oportunidade para entregar diplomas aos órgãos e entidades que auxiliaram na execução da revisão do eleitorado em Diamantino

A Justiça Eleitoral aproveitou a oportunidade para entregar diplomas aos órgãos e entidades que ...

A preparação para as eleições de 2020 já teve seu início no município de Diamantino. Trata-se do 1º Encontro Preparatório para as Eleições na 7ª Zona Eleitoral, evento realizado no plenário da Câmara Municipal de Vereadores que contou com a presença de jornalistas e representantes partidários. Foi uma oportunidade para debater a segurança do processo de votação eletrônica, a função e relevância dos partidos políticos, constituição de órgão partidário municipal, entre outros assuntos.

Segundo o chefe de cartório da 7ª Zona, Adriano Borba, os assuntos foram abordados em seus aspectos práticos. “Tentamos orientar os representantes partidários na forma de organização e atuação dos partidos, questões em geral com reflexos nas eleições vindouras. Outros assuntos relacionados diretamente com as Eleições Municipais de 2020, como as convenções partidárias, registro de candidaturas, prestação de contas de eleições, entre outros assuntos serão tratados em reunião futura, após a expedição e consolidação de todos os normativos relacionados”, destacou chefe de cartório prevendo uma segunda edição do evento para os primeiros meses de 2020.

Um dos presentes na oportunidade foi o prefeito de Diamantino, Eduardo Capistrano. “Esta é uma ação de aproximação muito importante entre a Justiça Eleitoral e a população via partidos políticos. É uma ação de orientação para que estejamos organizados para as eleições de 2020. Percebemos que a legislação fica mais complexa a cada ano, dificultando seu entendimento, então os partidos precisam estar realmente organizados. Existem pessoas boas, que poderiam contribuir para a democracia, mas que deixam de participar das eleições por estarem em partidos desorganizados. Parabenizo ao Cartório por realizar este evento de forma antecipada, não deixando tudo para o ano da eleição. A Justiça Eleitoral está fazendo a sua parte”.

Para a jornalista da TV Ideal de Diamantino, Bruna Coutinho, eventos como este auxiliam o trabalho da imprensa em levar conhecimento de qualidade para a população. “A imprensa apoia esses eventos porque a população precisa estar ligada aos partidos políticos, saber o que acontece. Percebemos que o cidadão sabe que existe os vereadores, porém não compreende corretamente quais as suas funções, como é organizada a questão partidária, a função das coligações na eleição. Nós da imprensa trabalhamos para levar estas informações até o cidadão, para que ele fique ciente dos acontecimentos de Diamantino, que lembrem da importância do voto, de como é importante entender o que está acontecendo na política, conscientes que os principais prejudicados das ações políticas são os próprios cidadãos”.

O evento ainda abordou assuntos como a atuação dos partidos na fiscalização do cadastro eleitoral e dos atos preparatórios para as eleições, filiação partidária, livro de atas, biometria, Processo Judicial Eletrônico (PJe), e acesso à informação e serviços disponíveis nas páginas do TSE/TRE.

 Em agradecimento, a Justiça Eleitoral aproveitou a oportunidade para entregar diplomas aos órgãos e entidades que auxiliaram na execução da revisão do eleitorado em Diamantino, encerrada em 29 de março de 2019. O 1º Encontro Preparatório para as Eleições na 7ª Zona Eleitoral foi realizado na terça-feira, dia 09 de julho.

 

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30