TRE inicia SoleTRE: “Feliz pela oportunidade de aprender a ler e escrever. Vai me ajudar muito”, afirma alfabetizanda

Inicialmente o projeto contemplou duas turmas que terão aulas às segundas- feiras e quartas-feiras, por um prazo de 5 meses.

TRE-MT SoleTRE Aula

“Vim para Mato Grosso, fiquei viúva e precisei criar oito filhos sozinha. Trabalhava dia e noite e não tive tempo para aprender a ler e escrever. Agora terei essa oportunidade. Nunca é tarde para o aprendizado. Vai me ajudar muito”. Esse depoimento foi dado por Raimunda Rodrigues de Souza, de 69 anos. Ela e outros 74 colegas iniciaram, nesta segunda-feira (29/07), o curso de alfabetização que está sendo ofertado pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso.

Com a iniciativa, batizada de SoleTRE, a Justiça Eleitoral quer ofertar aos participantes melhores condições para o exercício da cidadania e promover a inclusão social.

Inicialmente o projeto contemplou duas turmas que terão aulas  às segundas- feiras e quartas-feiras,  por um prazo de 5 meses. O curso será conduzido por servidores e magistrados do TRE e outros voluntários que atuam na área da educação.

O corregedor regional eleitoral, desembargador Sebastião Barbosa Farias, esteve na aula inaugural e compartilhou com os alfabetizandos um pouco de sua trajetória acadêmica.   “Conclui o curso primário e fui para Goiânia trabalhar. Tive a sorte de morar numa república onde tinha uns Araguaienses que eram todos universitários. Eu só tinha o ginásio e não queria mais saber de estudar. Mas eles diziam: “Sebastião você precisa estudar, tem potencial”. Eles insistiram e acabei por completar o ensino médio. Aos 26 anos entrei na universidade e conclui a graduação aos 31 anos. Hoje, estou com 68 e vejo o tanto que a minha vida mudou. Estou aqui graças àqueles que me incentivaram. Esse é o nosso objetivo principal: incentivá-los ao constante aprendizado”.

O presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli, também compareceu à aula inaugural para bater um papo com os participantes.   “Estamos felizes de recebê-los aqui. Esse projeto traz uma ideia simples, mas extremamente importante. Estamos vivendo uma vida evoluída é saber ler e escrever é fundamental para nos guiar, nos orientar, de como agir diante de cada circunstância. Não consigo sequer imaginar quantas oportunidades perderam por não estarem alfabetizados. Sei que estar aqui exige de vocês o esforço de sair de suas casas, da comodidade.  Sei que é difícil, mas tudo que conquistamos com esforço o valor é maior. Toda caminhada começa com o primeiro passo. Se não tirarmos o pé do chão e começar, não sairemos do lugar. Vocês já tiveram a iniciativa e certamente irão atingir o objetivo. Sei que esse aprendizado vai ajudá-los em tarefas do dia a dia, na ida ao mercado, na locomoção na cidade, na comunicação com amigos e familiares, pois poderão fazer uso até dos aplicativos de celular”.

Giraldelli ressaltou que a alfabetização reflita ainda no campo político. “Em ano de eleição vocês recebem propaganda dos candidatos. Se não sabem ler o que está escrito, correm o risco de ir pela cabeça de outras pessoas. Queremos que vocês saibam o básico que é ler e escrever, mas que também formem um juízo crítico. Que vocês leiam, vejam os jornais, busquem outras fontes de informação e formulem a própria opinião. Não deixem ser manipulados. Vocês podem até errar na hora de votar em determinado candidato, porque às vezes confiamos e somos enganados. Mas a possiblidade de escolher um bom candidato é maior, o que beneficiária toda a sociedade”.

Todos os inscritos compareceram à aula inaugural. O coordenador jurídico da CRE, Carlos Luanga,  destacou a importância dos alunos de serem assíduos às aulas e não desistirem do curso. “Estamos felizes de vocês estarem aqui, vocês são capazes de aprender. Tenham isso em mente. Não existe idade e nem tempo para aprender. Qualquer tempo é tempo de aprendizado. Se tiverem alguma dificuldade e pensarem em desistir, nos procure que estamos aqui para ajudá-los. São apenas 5 meses e passa muito rápido. Vocês vão aprender a escrita, a leitura e muitas outras coisas. Também vamos aprender com vocês. Estamos à disposição e prontos a ajudá-los nesse lindo processo de aprendizado”.

Por fim, os alunos foram incentivados pelo presidente do TRE a dar continuidade aos estudos após a conclusão da alfabetização. “Há vários programas de educação em que é possível em curto espaço de tempo alcançar uma graduação maior. Vocês podem concluir o ensino médio e por que não uma faculdade?”.

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter