Eleições 2020 são debatidas por diretores gerais de TRE durante o 76º Coptrel

O 76º Coptrel está sendo realizado em São Paulo nos dias 04 e 05 de julho

O 76º Coptrel está sendo realizado em São Paulo nos dias 04 e 05 de julho

Os desafios da organização das eleições municipais de 2020 estão sendo debatidos pelos diretores gerais de Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. Eles participam do 76º Colégio de Presidentes dos TRE (Coptrel), oportunidade onde irão buscar a padronização da estrutura que deve ser montada para o pleito, assim como procedimentos que serão adotados.

“Nós temos uma demanda que não pode ser adiada, não pode ser realizada parcialmente, ela simplesmente tem que acontecer com segurança e qualidade. A eleição é o nosso maior produto, assim como tudo que a envolve, os processos, o controle dos eleitores, estrutura logística no dia do pleito, tudo isso precisa de planejamento e estratégia prévia. Estamos participando deste evento justamente para ver o que tem dado certo em todos os tribunais e o que devemos evitar”, destacou o diretor geral do TRE, Mauro Diogo.

Foram debatidos temas operacionais, como a alimentação dos mesários no dia eleição, aquisição de novas urnas, da instituição de um fundo de aparelhamento da Justiça Eleitoral, projeto de lei de gratificação para pregoeiros, reformulação do Prêmio CNJ de qualidade, assim como a compensação do pagamento das multas eleitorais pela internet: convênio TSE com o Banco do Brasil.

“São uma série de mudanças que estão em discussão neste Coptrel, desde a diminuição do número de mesários, integrações de sistemas, mudanças na tela da urna, até mesmo mudanças no modo de se realizar o pleito. São discussões que precisam amadurecer para que consigamos efetivamente obter melhorias”, reforçou mauro.

Na reunião dos diretores gerais, ainda foram expostos meios de emulsionamento das redes sociais para conclusão da biometria dos eleitores e os cronogramas de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em toda a Justiça Eleitoral brasileira, em qualquer instância.

O 76º Coptrel está sendo realizado em São Paulo nos dias 04 e 05 de julho.

Matéria Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30