TRE-MT conclui primeira edição da Academia de Liderança

Ofertar uma capacitação constante, representa prestar um bom serviço à sociedade.

Foto onde mostra todos servidores diplomados diplomados erguendo seus diplomas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) concluiu nesta sexta-feira (13.12) a primeira edição de sua Academia de Liderança. Ao todo, 27 servidores do quadro receberam das mãos do presidente da instituição, desembargador Gilberto Giraldelli, e do corregedor Eleitoral, vice-presidente, desembargador Sebastião Barbosa, diplomas de conclusão do curso.  

“Nós apostamos e confiamos muito no trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral, sempre realizado com excelência. Nosso foco é que aconteça uma transferência de conhecimento, de potencial para inovação, que essa evolução seja permanente. Nós passamos por esta casa, porém ela permanece. Nossas marcas devem ser a mais positiva possível, sermos lembrados como alguém que fez seu trabalho com afinco, com dedicação, e que produziu resultados”, destacou Giraldelli.

A turma foi organizada em grupos onde cada uma necessitou apresentar um projeto de conclusão de curso. “Já estamos colhendo frutos desta turma, onde eles tiveram liberdade para escolher os projetos de conclusão de curso. Todas as propostas foram positivas e serão analisadas pela gestão para serem implementadas na Justiça Eleitoral. Chamou-me atenção a proposta de retornar a apuração dos votos para o prédio do TRE, todo o projeto de estrutura que isso implica e como pode gerar economia aos cofres públicos.  Tivemos um trabalho na área de dimensionamento da força de trabalho, na área das relações interpessoais com foco na solução criativa de problemas, entre outros temas. Realmente acredito que o objetivo deste primeiro ano da academia foi alcançado”, reforçou o presidente.

Para o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo, valorizar o servidor, ofertar uma capacitação constante, representa prestar um bom serviço à sociedade. “Nós temos praticado a valorização do conhecimento, sua disseminação. Essa cerimônia marcou o encerramento desse ciclo de liderança com os servidores, principalmente da sede do tribunal, sendo que o ano de 2020 vamos ofertar mais vagas e modelos de treinamento para os servidores lotados nos cartórios eleitorais do interior. É lógico que é um ano mais apertado, em especial agora devido a mais uma eleição suplementar, desta vez  para o Senado, mas já estamos nos preparando”.

Idealizador do projeto, o secretário de Gestão de Pessoas do TRE-MT, Valmir Milomen, falou sobre o aprendizado ao longo deste ano de 2019. “Tenho o bom sentimento de que a Academia de Liderança conseguiu se fixar como uma nova forma de promover a educação corporativa no Tribunal, que o projeto se transformou em realidade. Nós percebemos que o projetado é possível de ser realizado. Nós temos um novo caminho para capacitação que é a perspectiva para 2020, ano que pretendemos atingir especialmente os servidores dos cartórios eleitorais, ou seja, trabalhar a liderança dos cartórios eleitorais”.

A Academia de Liderança, “Programa de Educação Corporativa para Formação e Treinamento de Líderes”, tem objetivo de aperfeiçoar as competências, habilidades e atitudes necessárias à boa liderança organizacional e a melhoria do desempenho; Habilitar os servidores a exercer a liderança em diferentes contextos e posições, facilitando o processo sucessório; Melhorar o alinhamento da liderança organizacional com a estratégia do órgão; Fomentar a sinergia e o aprendizado organizacional a partir de contextos e cenários reais; Valorizar o uso da instrutoria interna. Serão abordado temas como: Inovação, Criatividade e Design Thinking; Gestão de Pessoas; Gestão de Contratos; Ética; Sustentabilidade; Governança; Gestão de Riscos; Gestão por Processos; e Planejamento Estratégico.

 

 

Jornalista Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30