TRE recebe visita de acadêmicos da UFMT

As visitas guiadas ao TRE-MT fazem parte do Programa Voto Consciente

TRE recebe visita de acadêmicos da UFMT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recebeu na terça-feira (20/08), para uma visita guiada, cerca de 55 acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante quase quatro horas, os docentes assistiram à sessão plenária, visitaram o depósito de urnas, o Memorial da Justiça Eleitoral, e ainda assistiram palestras sobre a Justiça Eleitoral e a Rede de Governança do TRE.

Para a estudante de Administração Débora Eloisa, a visita extrapola o conhecimento necessário à vida profissional. “Conhecer o processo eleitoral é algo que deve ser feito por todos os cidadãos, o TRE está aberto para isso e nem sempre é buscado neste sentido. A visita mostrou todo o processo da eleição e administração do órgão. Falamos sobre a urna de lona, um processo que não tive acesso em minha vida e não tinha noção da complexidade e dificuldade que era. O Tribunal funciona todos os anos e não somente em período eleitoral”.

“Foi sensacional conhecer todo o processo desenvolvido pela Justiça Eleitoral ao longo do tempo e não somente no período eleitoral. Toda a teoria na área de administração pública que aprendemos em sala de aula nós vivenciamos na prática aqui no TRE, acompanhamos uma sessão de julgamento de Prestação de Contas de uma pessoa importante em nossa sociedade, então é fundamental estar mais presente neste Tribunal. Temos que valorizar este trabalho e o fato de termos acesso fácil a tudo isso”, destacou a também discente de administração. Maiara Ramos.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral e juiz-membro, juiz Antônio Peleja, ministrou uma aula sobre a organização judiciária eleitoral no país, a composição de Pleno e sua necessidade de pluralidade. “O TRE, é importante ressaltar, que é um Tribunal da União, mesmo sua composição abrigando desembargadores e magistrados estaduais, suas funções são da União. Os mandatos são de dois anos podendo haver recondução. Este Pleno representa todo o Poder Judiciário”.

Por parte da UFMT, a visita foi conduzida pela professora doutora em Administração Cecília Arlene Moraes. “A vivência é importante. Acompanhar uma sessão plenária, conhecer o memorial sobre os processos eleitorais, receber uma palestra sobre governança e gestão agrega muito valor ao futuro profissional destes alunos, os futuros gestores da área privada, pública ou mesmo do terceiro setor”.

As visitas guiadas ao TRE-MT fazem parte do Programa Voto Consciente, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral. A palestra sobre Governança foi ministrada pelo secretário de Gestão de Pessoas do TRE, Valmir Milomen. 

Matéria Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30