TRE-MT participa do 1º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário

A Agenda global 2030 é um compromisso assumido por líderes de 193 Países, inclusive o Brasil, e coordenada pelas Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Encontro TRE-MT

Acontece nesta segunda e terça-feira (19 e 20 de agosto) em Curitiba, o 1º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário. O evento, voltado para integrantes da Cúpula Ibero-Americana, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas da União, Conselheiros do CNJ e Diretores de Escolas Judiciais – reúne 22 países para discutir a institucionalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 nos Poderes Judiciários.

 

O encontro também vai incentivar e promover parcerias entre os Poderes Judiciários de todos os países Ibero-Americanos; possibilitar a troca de experiências; desenvolver indicadores que possam ser utilizados para unificação das métricas e incentivar o desenvolvimento de pesquisas, estudos de casos e o levantamento de boas-práticas.

 

A Agenda global 2030 é um compromisso assumido por líderes de 193 Países, inclusive o Brasil, e coordenada pelas Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os integrantes se comprometeram, no período de 2016 a 2030, a adotarem medidas para o cumprimento de 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, todos relacionados à efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento sustentável do mundo.

 

Presente no evento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Gilberto Giraldelli explicou que o Judiciário está atento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030.  

 

“É uma necessidade mundial que as instituições públicas e privadas façam uma gestão integrada e com foco no desenvolvimento sustentável em todas as dimensões: social, econômica e ambiental. A par dessa realidade, o CNJ instituiu em 2018 um Comitê Interinstitucional, com a finalidade de estudar e apresentar proposta de integração das metas do Poder Judiciário com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Este ano, estão em execução oito metas voltadas ao aperfeiçoamento jurisdicional, para ofertar à sociedade serviços mais céleres, com maior eficiência e qualidade”.

 

Também participam do evento, o diretor geral do TRE, Mauro Sergio Diogo e o juiz auxiliar da Presidência, Lídio Modesto.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30