Justiça Eleitoral de Mato Grosso debate stress no ambiente funcional

O stress é conhecido como uma doença ocupacional, que prejudica a concentração e a produtividade.

debate stress no ambiente funcional

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem investido em ações que auxiliem seus servidores a lidarem melhor com o stress e assim manterem a produtividade profissional. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) revelou que 34,2% dos brasileiros consideram que laboram em um ambiente de extremo stress, e que produzem menos do que são capazes por causa deste ambiente. Uma palestra com a psicóloga Vanilda Brianez foi realizada aos servidores que atuam nos Cartórios Eleitorais para tratar do assunto.


Durante a palestra “O stress está dentro de você. A arte de gerenciá-lo”, a psicóloga apresentou uma série de exercícios práticos para lidar com o stress. Foram passados técnicas de comunicação, como verbalizar problemas e crises de forma conciliadora, observando a entonação vocal, técnicas de respiração. “É necessário saber lidar com a pressão por prazos, atuar em um ambiente com muito barulho, lidar com os conflitos interpessoais. Falamos um pouco também de como o stress profissional pode ser levado para o ambiente familiar e os riscos deste cenário”, explicou Vanilda.


“Estamos realizando uma série de atividades com os servidores que atuam nos Cartórios de todo o Estado. Dois servidores de cada Zona Eleitoral passarão por esta capacitação, onde o objetivo é identificar os fatores estressores em cada lugar, entender e aprender como lidar com estas dificuldades. Este é um desafio que todos saem ganhando, o servidor que poupa sua saúde, e a sociedade que tem um serviço prestado com mais cordialidade e tranquilidade”, destacou a assessora de Gestão de Pessoas do TRE, Cristiane Kimura.


O stress é conhecido como uma doença ocupacional, que prejudica a concentração e a produtividade. Quando estressado, o profissional recebe as tarefas do dia a dia como um problema a ser resolvido, encarando as atividades de forma negativa. Considerado como uma doença, leva a afastamentos ocasionados por crises emocionais, além sintomas paralelos, como gastrite e doenças respiratórias.


Matéria Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30