Cidadania: Jovens debatem conceitos da democracia em Lucas do Rio Verde

O Nuca é um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal que busca reconhecimento da Unicef, Fundação das Nações Unidas para Infância

O Nuca é um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal que busca reconhecimento da Unicef, F...

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) é um parceiro das ações e instituições que visam o fortalecimento da democracia, em especial das que trabalham com jovens e adolescentes. Neste sentido, uma palestra sobre a construção da democracia na história e no Brasil foi realizada nessa terça-feira (06.08) dentro do Cartório Eleitoral de Lucas do Rio Verde, para jovens do Nuca (Núcleo de Cidadania do Adolescente).  

“Iniciamos explicando o conceito de democracia desde a Grécia antiga, na cidade de Athenas, berço da democracia. As pessoas faziam reuniões em praças públicas para debater a vida política da polis, para determinar os caminhos daquela sociedade. Chegamos até a democracia moderna, com a ampliação do conceito de cidadania, do sufrágio universal. Lembramos que na Grécia apenas 10% da sociedade participava, eram gregos homens, acima de 18 anos livres e iguais, ou seja, escravos, estrangeiros e mulheres não participavam”, destacou a chefe de cartório, Marcela Ramalho Teixeira Muniz.  

O Nuca é um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal que busca reconhecimento da Unicef, Fundação das Nações Unidas para Infância. A Justiça Eleitoral irá fornecer folders e panfletos sobre a importância de jovens participarem da política, de se envolverem. “Pedimos para que eles nos ajudem com a divulgação do alistamento eleitoral, quando jovens de 16 e 17 anos buscam o Cartório para fazer o seu título eleitoral. Eles se comprometeram a levar o material para as escolas da cidade e conversarem com os demais alunos”, reforçou Marcela.

O município de Lucas do Rio Verde já realizou o processo de revisão do eleitorado com cadastramento biométrico. Atualmente, possui 43,7 mil eleitores.

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30