Justiça Eleitoral garante simplicidade no acesso às informações dos candidatos

CandContas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) convida a todos os eleitores para conhecerem o sistema DivulgaCandContas, onde as informações dos candidatos que concorrem ao pleito 2018 estão reunidas. Por meio da internet, sem necessidade de instalação de softwares ou apps, é possível encontrar os principais doadores de cada candidato, seus fornecedores, assim como o patrimônio declarado à Justiça Eleitoral.  O sistema possui uma interface amigável e intuitiva.

Entre as informações disponíveis, há dados como a ocupação do candidato, grau de instrução, data de nascimento, foto que será utilizada na urna eletrônica, e se concorreu em eleições anteriores. Neste caso, é possível realizar um acompanhamento sobre a evolução do patrimônio. Sobre a campanha 2018, informa o partido ou coligação pelo qual concorre, nome do vice (em caso de candidato ao Governo do Estado e Presidência da República), nome dos dois suplentes (em caso de candidato ao Senado Federal), limites de gastos, e valores que pretende gastar.

O eleitor pode inverter a lógica e passar a observar os doadores de campanha, buscando para quais candidatos uma mesma pessoa ou empresa efetuou doações. Outra ferramenta interessante do sistema DivulgaCandContas é o comparativo entre candidatos, onde é possível os valores previstos e gastos lado a lado.

Sobre os candidatos a presidência da República, e também para governador do Estado, o eleitor tem acesso ao programa de governo proposto, permitindo assim ver detalhadamente quais as propostas estão sendo feitas pelos concorrentes. Os dados são atualizados conforme os partidos políticos encaminham para o Tribunal Regional Eleitoral o registro de candidatura das pessoas escolhidas nas convenções.

Para os eleitores que desejarem aprofundar os estudos, o sistema oferece link para o Repositório de Dados Eleitorais, onde a Justiça Eleitoral reúne dados desde as eleições de 1945 (partidos concorrentes e vagas em disputa), incluindo dados sobre os candidatos desde 1994.

Acesse aqui o DivulgaCandContas

Matéria: Daniel Dino

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr