Estudantes da Escola Padre Panarotto realizam Roda de Conversa com foco nas emoções pessoais

Eles elaboraram um quadro no pátio da Escola com quatro figurinhas simbolizando os sentimentos de alegria, amor, tristeza e raiva.

TRE-MT PANAROTTO

Os alunos da Escola Padre Panarotto, localizada no bairro CPA IV em Cuiabá, estão tendo a oportunidade de ampliar a capacidade de autoconhecimento e assim lidar melhor com suas emoções. Estamos falando de uma ação realizada dentro do programa ‘Voto Consciente’ do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) pelos partidos do Direito à Vida e à Saúde(PDVS) e do Respeito à Diversidade (PRD). Os alunos aproveitaram o intervalo do almoço para realizar uma roda de conversa junto à servidora da Justiça Eleitoral e psicóloga, Kelly Cristina Esteves Ferreira.

“Esta é uma iniciativa muito importante e produtiva para todos os participantes. A ciência da Psicologia, em nosso Estado, deve receber dos gestores e prefeitos municipais maior acolhimento e oportunidade de atuação nas instituições públicas de ensino. Os alunos quando recebem apoio psicológico são ainda mais capazes de exercer seus potenciais ilimitados de aprendizado, de inteligência e desenvolver maior autoconhecimento, habilidades imprescindíveis ao sadio desenvolvimento humano, em especial nos dias atuais em que percebe toda ordem de sofrimento minando o florescimento das potencialidades humanas”, destacou Kelly.

A roda de conversa faz parte das promessas de campanha do programa Voto Consciente. Os partidos queriam pesquisar o estado emocional dos alunos. Eles elaboraram um quadro no pátio da Escola com quatro figurinhas simbolizando os sentimentos de alegria, amor, tristeza e raiva. Os alunos foram convidados a depositar as fichas revelando, de acordo com essas possibilidades, o estado emocional diário na escola.

Foi a partir destas respostas que os partidos PDVS e PRD verificaram a necessidade de aprofundarem mais no assunto, de entender as emoções que estavam sendo apresentadas na escola. Nesta primeira roda de conversa, realizada na quinta-feira (13), onze alunos participaram e partilharam suas dificuldades emocionais e psicológicas, confiando nos demais participantes e na psicóloga.

Os alunos compartilharam suas experiências, as quais foram, com muita sensibilidade, foram trabalhadas pela profissional e pelos integrantes do grupo, resultando em uma ação propiciadora de maior compreensão, amizade e acolhimento. “Quem de nós não carrega sofrimentos, dores, e aguarda com anseio alguém com uma escuta especializada e respeitosa para nos apoiar na vida?”, reforçou a servidora da Justiça Eleitoral.

Segundo a coordenadora da escola, Gislaine da Silva, e as professoras coordenadoras do PDVS e PRD, Flávia e Érica, outras rodas de conversa sucederão numa continuidade necessária à saúde e ao desenvolvimento dos alunos da Escola Padre Panarotto.
Conheça o programa Voto Consciente

O programa Voto Consciente teve início em abril deste ano, nas escolas Rafael Rueda (bairro Pedra 90), Padre Firmo Pinto Duarte Filho (bairro Flor do Cerrado), Padre João Panarotto ( CPA IV), Professora. Adalgisa de Barros (Jardim Aeroporto/ Várzea Grande), Professor Rafael Rueda (Pedra 90).

No momento os alunos trabalham suas propostas para suas respectivas escolas e comunidades escolares. Na maioria das vezes, cumprem as promessas antes mesmos da votação. As eleições serão realizadas em outubro deste ano.

O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), com o objetivo de estimular a consciência cidadã em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e a participação política livre, democrática e consciente.

A iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores e a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.

Matéria: Daniel Dino e Mariane Oliveira

 

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

Siga o TRE-MT no Instagram: https://www.instagram.com/tre_mt/

 

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30