Baixe o aplicativo CAIXA 1, envie informações ao TRE sobre gastos de campanhas dos candidatos e ajude a combater o caixa 2

Candidato condenado por caixa 2 perde o diploma e fica inelegível por oito anos

CAIXA 1

O eleitor interessado em auxiliar a combater o caixa dois de campanhas eleitorais pode enviar ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso fotos e vídeos de campanhas eleitorais, por meio do aplicativo CAIXA 1.

O aplicativo está disponível para celulares android. As imagens de campanhas eleitorais, com as respetivas informações sobre o fato, serão juntadas ao processo de prestação de contas do candidato e ajudarão a detectar se houve ou não o crime de caixa 2 de campanhas eleitorais, ou seja, pagamento de despesas não declaradas à Justiça Eleitoral.

Podem ser filmados e/ou fotografados carros sendo adesivados; veículos adesivados em fila para abastecer em postos de combustíveis; cabos eleitorais fazendo campanha nas ruas e rotatórias; candidato descendo ou entrando de avião pequeno no período eleitoral; estrutura de comitês eleitorais; cartazes e santinhos; e outros que possam indicar gasto com campanhas eleitorais.

É importante ressaltar que o eleitor não precisa saber se o candidato está ou não cometendo o crime de caixa dois de campanhas eleitorais. Basta detectar um gasto de campanha, fazer as imagens, colocar todas as informações possíveis (local, horário, data, candidato favorecido, descrever o fato) e enviar.

Os dados que chegarem ao TRE serão tratados como ‘informações adicionais’ para detectar se a prestação de contas do candidato contempla estes gastos. Caso o candidato não declare os gastos, cujas provas foram enviadas pelos eleitores, pode ser configurado o caixa dois e ele pode perder seu diploma, se for eleito, além de ficar inelegível por oito anos.

 

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30