Alunos da Escola Padre Panorotto iniciam competição contra o desperdício de alimentos

A competição deve durar uma semana, sendo que a pesagem das sobras será realizada na segunda, quarta e sexta-feira.

TRE-MT PANAROTTO GERAL

Um bom exemplo de cidadania e preocupação com meio ambiente terá início na segunda-feira (24.09) na Escola Padre Panarotto, localizada no bairro CPA IV em Cuiabá. Com o apoio do Tribunal regional Eleitoral (TRE-MT), os alunos vão realizar uma competição contra o desperdício de alimentos. Na hora do almoço, a partir das 11 horas, eles formarão equipes para o controle e pesagem das sobras de cada prato. Cada equipe terá as suas sobras somadas.

A competição deve durar uma semana, sendo que a pesagem das sobras será realizada na segunda, quarta e sexta-feira. “A escola vai garantir uma premiação para equipe que tiver uma quantidade de sobras menor. A iniciativa vai chamar a atenção de todos os alunos sobre a quantidade de alimentos que são jogados no lixo todos os dias, e o quanto isso custa no orçamento da escola e para o meio ambiente”, destacou a servidora da Justiça Eleitoral e psicóloga, Kelly Cristina Esteves Ferreira.

A competição foi uma proposta de campanha dos Partidos da Ética e Cidadania (PEC) e da Educação e do Meio Ambiente (Pema). Os partidos concorrem uma eleição dentro do programa Voto Consciente, onde o diferencial é que as propostas de campanha devem ser realizadas antes da votação.

Conheça o programa Voto Consciente

O programa Voto Consciente teve início em abril deste ano, nas escolas Rafael Rueda (bairro Pedra 90), Padre Firmo Pinto Duarte Filho (bairro Flor do Cerrado), Padre João Panarotto ( CPA IV), Professora. Adalgisa de Barros (Jardim Aeroporto/ Várzea Grande), Professor Rafael Rueda (Pedra 90).

No momento os alunos trabalham suas propostas para suas respectivas escolas e comunidades escolares. Na maioria das vezes, cumprem as promessas antes mesmos da votação. As eleições serão realizadas em outubro deste ano.

O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), com o objetivo de estimular a consciência cidadã em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e a participação política livre, democrática e consciente.

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30