Eleitor deve aguardar foto de seu candidato ser exibida na urna antes de apertar a tecla confirma

algumas urnas mais antigas necessitam de um tempo maior para apresentar a foto do candidato

candidato na urna
Eleitor, aguarde aparecer a foto do seu candidato antes de apertar a tecla confirma.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) orienta o eleitor para que, no dia 28 de outubro, ao votar para presidente, digite os dois números do seu candidato e,  em seguida, aguarde a fotografia do candidato ser apresentada na tela da urna eletrônica, antes de apertar a tecla ‘confirma’.

 A medida é necessária para que o eleitor tenha a certeza de que não digitou o número errado de seu candidato. Após a digitação, a foto do candidato é apresentada em alguns segundos. Algumas urnas mais antigas necessitam de um tempo maior para apresentar a foto do candidato. As urnas de 2015, as mais recentes, são mais ágeis.

 Muitos mal entendidos foram registrados durante a votação do primeiro turno das eleições, por eleitores que votaram rapidamente, digitando o número do candidato a presidente e em seguida a tecla confirma, sem aguardar aparecer a foto do candidato. Cabe destacar que nestes casos o voto foi devidamente registrado, apesar de a foto não ter sido apresentada.

 “A urna eletrônica necessita de um tempo mínimo para processar o número digitado pelo eleitor e buscar em sua memória a respectiva foto. Utilizamos nesta eleição modelos fabricados desde 2008, logo temos diferentes velocidades de processamento. O importante é destacar que o voto é registrado”, destacou o diretor geral do TRE, Nilson Bezerra.

 Caso o eleitor erre o número digitado, e por isso não apareça a foto do seu candidato, basta apertar a tecla corrige, na cor laranja. Neste acaso, a urna volta a dar as opções de inserir o nome do candidato.

 O segundo turno das Eleições 2018, no Estado de Mato Grosso será apenas para o cargo de presidente da República. No domingo 28 de outubro, os eleitores vão votar no mesmo local em que votaram no primeiro turno, mesmo assim, o tribunal orienta a todos a consultarem no site da instituição o seu local de votação (www.tre-mt.jus.br).

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

 

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30