Reeducandos do CRC recebem palestra sobre cidadania, eleições e urna eletrônica

O TRE-MT, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, fez a doação de uma Constituição Federal/1988 para a Biblioteca do CRC, assim como cartilhas sobre o programa voto consciente

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) esteve presente no Centro de Ressocializaç...

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) esteve presente no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) nesta quarta-feira (14.11). Os servidores Julceir Reginaldo Ramos, da Secretaria de Tecnologia da Informação, e Kelly Cristina Esteves Ferreira, da Escola Judiciária Eleitoral, ministraram uma palestra sobre Cidadania, Eleições e Urna Eletrônica. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, organizada Escola Estadual Nova Chance, que funciona dentro do CRC.

Veja aqui a galeria de imagens

“Iniciamos a palestra conceituando cidadania, ou seja, o direito a ter direitos. Explicamos alguns dos principais direitos individuais, sociais e políticos contidos na Constituição da República/88 com seus 30 anos de vigência, e direitos humanos dispostos na Declaração Universal que completa 70 anos neste 2018”, destacou Kelly.  

Já o servidor da área de tecnologia explicou um pouco da história da criação das urnas eletrônicas, seu funcionamento e segurança. “Nós montamos algumas urnas em módulo de treinamento, onde apresentamos o funcionamento da urna, não apenas a votação, mas também o processo de preparo da urna para receber os votos e a totalização”.

O TRE-MT, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, fez a doação de uma Constituição Federal/1988 para a Biblioteca do CRC, assim como cartilhas sobre o Programa Voto Consciente que desenvolve nas escolas de ensino médio em parceria com a SEDUC. “Os reeducandos foram muito participativos, fizeram perguntas e ficaram empolgados em ler e aprender um pouco sobre seus direitos constitucionais. Alguns alunos pediram a doação do Código Penal e de Processo Penal para conhecerem os direitos, deveres, as regras processuais que regem a vida deles nesse momento”, pontuou Kelly.

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30