Estudantes de Direito visitam TRE-MT

A visita ajudou na melhor compreensão do funcionamento da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral recebeu a visita dos formandos do curso de Direito da Universidade...

O Tribunal Regional Eleitoral recebeu a visita dos formandos do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (UNIC) nesta segunda-feira (12 de novembro). Ao todo, 128 alunos do último ano de graduação percorreram as instalações do tribunal e da Casa da Democracia, onde conheceram o caminho dos processos dentro da Justiça Eleitoral. Ao final da visita, eles acompanham no Plenário uma sessão de julgamento.

Para o presidente do TRE, desembargador Márcio Vidal, o tribunal cumpre com seu papel em manter-se aberto para a sociedade. “A presença dos alunos a este tribunal, seja em sessão plenária ou para conhecer as instalações é sempre positiva. Esta é uma oportunidade de interlocução com esta justiça especializada que se estabelece, uma forma destes alunos, futuros advogados, já saberem como atuar dentro da Justiça Eleitoral”.    

O professor da disciplina de Direito Eleitoral da Unic, Hélio Ramos, reforça a necessidade do contato entre teoria e prática na formação do advogado. “Mais uma vez estamos na Justiça Eleitoral de Mato Grosso com os alunos de direito. Em sala de aula eles veem a constituição, o código eleitoral, a lei das eleições, mas aqui eles podem visualizar na prática o julgamento dos processos, a operação das urnas eletrônicas, como funciona o processo judicial eletrônico, ou seja, um a aproximação da prática com a teoria”.

Na opinião dos acadêmicos Kaique César Fonseca, e Gabriela Lima Menezes, a visita ajudou na melhor compreensão do funcionamento da Justiça Eleitoral. “Como estudante e cidadão, e não somente operador de direito, isso me agrega muito para poder debater as políticas, entender melhor os sistemas de votação, a evolução dos nossos direitos ao voto e cidadão, podendo assim exercer a minha cidadania”, pontuou Kaique.

“Na faculdade nós temos somente a teoria, e a visita foi uma forma de verificarmos a prática. A área do direito eleitoral é específica, com seus procedimentos específicos. Na universidade temos o núcleo de práticas jurídicas que atendemos a população, mas lá não temos processos eleitorais, então os estagiários e os recém-formados de direito saem crus da faculdade. Essa visita foi muito importante para vermos este funcionamento do TER-MT”, reforçou Gabriela.

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30