TRE recebe visita de acadêmicos de direito da Universidade de Cuiabá

Durante quase quatro horas, os estudantes participaram de diversas atividades no interior da Instituição

TRE-MT VISITA GUIADA UNIC

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recebeu nesta quinta-feira (24/05), para uma visita guiada, cerca de 120 acadêmicos do 8º e 10º semestres do curso de Direito da Universidade de Cuiabá – campus Beira Rio. Durante quase quatro horas, os estudantes participaram de diversas atividades no interior da Instituição, entre elas: assistiram à sessão plenária, visitaram o depósito de urnas e o Memorial da Justiça Eleitoral.

 O presidente do TRE, desembargador Márcio Vidal deu boas-vindas aos estudantes e agradeceu ao professor de Direito Eleitoral e advogado militante na área eleitoralista Hélio Hudson de Oliveira Ramos por promover a interação dos acadêmicos com a Instituição. "Esta é uma oportunidade para vocês conhecerem a Justiça Eleitoral, que é uma Justiça Especializada com grande importância para a sociedade e para a democracia. É também uma oportunidade de capacitação e um bom operador de Direito precisa dominar todas as áreas, política, econômica, história, antropologia, entre outras, para que possa contribuir efetivamente para a evolução do sistema brasileiro. Vocês são o presente e o futuro, portanto, prossigam nos estudos. Parabenizo o professor Hélio Hudson pela iniciativa".

Os acadêmicos assistiram por mais de uma hora ao julgamento de um recurso que envolve a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos. A importância desse momento foi explicada aos estudantes pelo professor Hélio Hudson. "Vocês visualizaram na prática como funciona o julgamento de um processo na Justiça Eleitoral, o qual envolve juízes membros, assessores e advogados. Presenciaram um debate sobre peças recursais como  agravo regimental, interno e embargos de declaração. Foi sem dúvida uma aula prática dessa fase processual que é bem dinâmica".

 Hélio acompanhou os acadêmicos durante toda a visita, sempre repassando informações acerca da Justiça Eleitoral, suas especificidades e as funções de algumas unidades no planejamento e realização da eleição. "Essa visita integra a universidade com TRE, o que propicia aos alunos verificar na prática todos os conhecimentos teóricos dados em sala de aula. São 120 alunos que estão próximos de concluir a graduação. A prática garante um efetivo aprendizado".

 Para a acadêmica Eliete Rodrigues Alves, de 46 anos, a visita abriu os horizontes. "Vi a Justiça Eleitoral sobre outro ponto de vista. Essa visita nos trouxe um conhecimento novo. Muitas vezes conhecemos de ouvir falar, do que está na lei, quando na verdade o funcionamento é diferente. Foi excelente ver como os trabalhos aqui dentro são desenvolvidos. Era um olhar que eu não tinha. Sempre gostei do Direito Trabalhista, mas essa visita me abriu os horizontes e me despertou a vontade de conhecer um pouco melhor a  área do Direito Eleitoral. Quero saber mais sobre o tema".  

 Outro acadêmico que considerou a visita gratificante foi Rogério de Carvalho Mendes. "Tivemos um aprendizado a mais. Nós adquirimos conceitos que na prática, muitas vezes, se apresentam diferentes. O brasileiro não tem muito interesse em política, infelizmente, e por não se aprofundar no assunto apresenta um conceito do tema totalmente diferente do que realmente é".

Feliz pela oportunidade de participar da visita, Luan Carlos Rodrigues Oliveira explica que pretende advogar na área eleitoralista. "Para os alunos do Direito não é bom ficar só na teoria. Nunca tinha entrada em um Tribunal e nem acompanhado pessoalmente um julgamento. A visita nos proporcionou entender na prática como funciona o julgamento e a urna eletrônica, bem como sua evolução graças ao uso da tecnologia".

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

 

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

Siga o TRE-MT no Instagram: https://www.instagram.com/tre_mt/

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30