TRE capacita servidores recém empossados: compreensão, planejamento e execução das eleições

Participam do treinamento 17 servidores que ainda não tiveram experiência direta com eleições. Com exceção de um servidor, todos tomaram posse na Justiça Eleitoral após as eleições municipais de 2016.

TRE-MT VISITA GUIADA UNEMAT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso promove, nos dias 15 e 16 deste mês, uma capacitação direcionada à compreensão, planejamento e execução das eleições. Participam do treinamento 17 servidores que ainda não tiveram experiência direta com eleições no Estado. Com exceção de uma servidora, todos tomaram posse na Justiça Eleitoral após as eleições municipais de 2016.

A capacitação “Agenda de Cartórios para as Eleições de 2018”  está sendo conduzida pelo servidor Adriano Meireles Borba, Analista Judiciário e Chefe de Cartório da 7ª Zona Eleitoral – Diamantino.

 
Na terça-feira (15/05) foram abordados temas como locais de votação (definição, vistorias, fiscais de votação, seções especiais, mesas receptoras de votos e agregações); presos provisórios; material de eleição (consumo e impressos); mesários e pessoal de apoio logístico: treinamento e alimentação; cadastro eleitoral; requerimento de justificativa de ausência às urnas e convocação de mesários.
 
Já no decorrer desta quarta-feira (16/05) pela manhã foram ministrados os seguintes temas: requisição de veículos e transporte de eleitores; urnas eletrônicas: técnicos de urna e satélite, manutenção e limpeza, carga e lacre, logística de transporte das urnas; votação paralela; apuração, totalização e divulgação; juntas eleitorais; processo de apuração de eleição; ambiente de apuração; e segurança da votação por meio eletrônico.
 
Ao final do curso os servidores discutirão a dinâmica dos trabalhos na véspera e no dia das eleições e abordarão assuntos referentes às ações eleitorais, mesário faltoso ou que abandonou os trabalhos, propaganda eleitoral e regras especiais em ano eleitoral.
 
Para o servidor Marcos José Munis Costa, lotado na 60ª Zona Eleitoral em Campo Novo do Parecis, a capacitação trouxe subsídios para a realização da eleição geral deste ano. "Trabalhei 14 anos em banco e tomei posse na Justiça Eleitoral em dezembro de 2016. Então, para mim, é tudo muito novo. Esse treinamento vai nos subsidiar quanto ao fazimento da eleição. Absorvi informações que serão utilizadas na prática. A realidade diária no cartório traz particularidades e subjetividades que não são conhecidas no campo teórico, no qual nos aprofundamos durante o estudo para o concurso. Além disso, o conteúdo para o concurso não traz o planejamento e execução das eleições".
 
Diferente dos demais colegas, a servidora Maria Inês Olímpio Pettena Isolane – lotada na 50ª Zona Eleitoral em Nova Monte Verde-, já trabalhou nas eleições, mas em outro Estado. "Vim redistribuída da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul e estou praticamente há sete anos nesse ramo. Porém, aqui é como se fosse a primeira  eleição, porque Mato Grosso tem particularidades que não são encontradas no Rio Grande do Sul. Lá não lidávamos com aldeias indígenas. Além disso temos o desafio territorial, o Estado é maior e a logística de transporte é diferenciada. Por exemplo, a 50ª  Zona Eleitoral abrange outros dois municípios e a estrada é majoritariamente de chão batido, sem asfalto. Temos que prever todas as questões, as quais foram abordadas na capacitação".
 
Os 17 servidores beneficiados com a capacitação estão lotados em cartórios eleitorais situados nos seguintes municípios: Diamantino, Nova Xavantina, Cotriguaçu, Sapezal, Brasnorte, Aripuanã, Vila Rica, Campo Novo dos Parecis, Nova Monte Verde, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Brasnorte, Ribeirão Cascalheira e Guarantã do Norte.
 
Jornalista: Andréa Martins Oliveira

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

Siga o TRE-MT no Instagram: https://www.instagram.com/tre_mt

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30