"Compreendi a finalidade e a importância da Justiça Eleitoral para a democracia", afirma acadêmico após visita guiada ao TRE

A afirmação é do acadêmico de Direito Pedro Silva Ramos, que participou nesta quarta-feira (16/05), juntamente com outros 31 estudantes de direito da Unemat – Campus de Cáceres, de uma visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

TRE-MT DIREITO UNEMAT

"A visita guiada à Justiça Eleitoral é uma experiência interessante e importante para a nossa formação, pois nos permite um entendimento completo da matéria Direito Eleitoral e de tudo que nos foi ensinado em sala de aula. Compreendi a finalidade e a importância dessa Justiça Especializada para a democracia". A afirmação é do acadêmico de Direito Pedro Silva Ramos, que participou nesta quarta-feira (16/05), juntamente com outros 31 estudantes de direito da Unemat – Campus de Cáceres, de uma visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

 
Durante a visita, os acadêmicos acompanharam a sessão plenária, ocasião em que assistiram por mais de duas horas os membros do Pleno julgarem um processo que envolve a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos. Após a sessão plenária os estudantes visitaram o Memorial da Justiça Eleitoral e o depósito de urnas. Todo o percurso foi acompanhado pelo Diretor Geral do TRE-MT, Nilson Fernando Gomes Bezerra, e pelo coordenador de infra-estrutura computacional, Carlos Henrique Cândido. A visita guiada é uma iniciativa coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral.
 
Para a acadêmica Raquel Baldo dos Santos, a visita guiada é extremamente importante, devendo ser oportunizada a outras Instituições de ensino. "Ao assistir a sessão plenária, pudemos vivenciar o que aprendemos na teoria. E isso nos dá uma perspectiva diferente do tema estudado. As outras faculdades e universidades deveriam oferecer essa disciplina, bem como a oportunidade de vivenciar essa visita guiada. Todo cidadão precisa ter conhecimento sobre política, democracia e cidadania".
 
O presidente do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal, parabenizou a Unemat por disponibilizar na grade curricular a disciplina de Direito Eleitoral e explicou que, como presidente do Colégio dos Presidentes dos TREs do Brasil, insistiu uma comissão para elaborar um projeto a ser encaminhado ao Ministério de Educação e Cultura, que prevê tornar obrigatório em todas as Instituições de ensino superior,  a inserção da matéria sistema eleitoral, que englobará temas como política, democracia e cidadania.  
 
"A politica não é uma opção, mas sim uma vivência. Então todos deveriam estudar esse assunto e, assim, apresentar propostas concretas de aperfeiçoamento do nosso sistema político. Só desta forma poderemos ter dias melhores para a Nação".  
Acompanhando os acadêmicos durante a visita, o professor de Direito Eleitoral, José Renato de Oliveira Silva, falou da importância da disciplina, bem como da visita guiada. "O curso de Direito na Unemat teve início em 1993 e desde o ano de 2002 tem na grade o Direito Eleitoral. É a única faculdade dentro de Mato Grosso que tem essa cadeira. O que é incompreensível, pois a nossa realidade exige que as pessoas tomem consciência do processo político, da cidadania e da democracia. O Direito Eleitoral é fundamental para isso e é inconcebível que alunos de direito se formem sem estudar essa matéria. A visita guiada possibilitou aos acadêmicos ver o julgamento, envolvendo os juízes membros, o membro do Ministério Público e advogados. Isso fez com que compreendessem a dinâmica da Justiça Eleitoral".
 
Jornalista: Andréa Martins Oliveira

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

Siga o TRE-MT no Instagram: https://www.instagram.com/tre_mt

 
icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30