TRE cria ferramenta para monitorar cada detalhe das eleições; veja os números de 2018

Ela permite ao tribunal incluir em uma única solução todos os seus programas e projetos, detalhando-os por atividades a serem executadas, elencando os responsáveis.

Ferramentas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está trabalhando intensamente para garantir que as Eleições 2018 transcorram com tranquilidade, segurança, respeito à legislação eleitoral, e responsabilidade social por parte de eleitores e candidatos. Parece simples, mas para garantir o voto a cada um dos 2.330.280 eleitores, nas 8.001 Seções Eleitorais espalhadas nos 903 mil quilômetros quadrados de Mato Grosso, é preciso organizar uma gigantesca operação logística.

 Centenas de ações estão sendo desencadeadas, algumas delas com subatividades que descem ao nível de detalhes. São licitações para compra de produtos e serviços; renovação de parcerias com outras instituições; campanhas de conscientização dos eleitores e candidatos; vistoria de locais de votação; estudos para distribuição de veículos e servidores para as zonas eleitorais; providências para alimentação de mesários e colaboradores; cursos para atualização de magistrados e servidores quanto às mudanças na legislação; treinamentos de técnicos; inovações na área de tecnologia da informação etc.  Paralelo a todas estas providências de cunho administrativo, o Pleno do TRE acelera o ritmo de trabalho para garantir a efetividade do projeto Pauta Limpa, ou seja, para assegurar a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa em Mato Grosso.
 
 Para cada ação prevista há um ou mais planos de contingência, ou seja, os "Planos B", caso surjam imprevistos. Mas como controlar cada detalhe, já que a cada eleição os processos de trabalho se multiplicam? Para solucionar esta questão, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-MT inovou mais uma vez, disponibilizando uma plataforma de gestão de projetos, que permitiu a Assessoria de Planejamento unificar essas ações em um projeto centralizado, denominado Planejamento e Acompanhamento das Eleições. A ferramenta está disponível, simultaneamente, a todos os gestores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.
 
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Dr. Luís Cézar Darienzo Alves, explica como funciona a plataforma. "Ela permite ao tribunal incluir em uma única solução todos os seus programas e projetos, detalhando-os por atividades a serem executadas, elencando os responsáveis. Nessa plataforma as execuções das atividades são detalhadas, permitindo que a Alta Administração e a Assessoria de Planejamento tenham  uma visão sistêmica das ações. A plataforma também disponibiliza, aos demais profissionais, ferramentas para acompanhar os prazos estabelecidos e incluir informações que serão utilizadas posteriormente para as análises de desempenho e tomadas de decisão. Essa plataforma também está integrada ao sistema de e-mails e autenticação, bem como a plataforma de troca de mensagens e videoconferência em fase de implantação pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-MT, sendo que, ao final, teremos uma plataforma unificada de gestão e interação de projetos".
 
 Em relação ao projeto "Planejamento e Acompanhamento das Eleições", a Assessoria de Planejamento acompanha diariamente a execução das tarefas consideradas essenciais, o que permite que as providências de priorização e ajustes sejam tomadas em um curto espaço de tempo, aumentando assim a eficiência da execução das Eleições 2018.
 
"A eleição precisa acontecer com data e hora marcada, por isso é imperioso que todos os detalhes estejam sob controle, tanto pelos responsáveis daquela área específica, quanto pelo gestor maior do tribunal, que é o presidente. Nesta ferramenta estão mapeados os processos de trabalho considerados imprescindíveis para a realização da eleição, que podem ser acompanhados diretamente pela Alta Direção. Outras atividades, também importantes, são acompanhadas pelo gestor de cada área", informou o assessor de planejamento do TRE, Leon Santos Filho.
O presidente do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal, tem realizado reuniões quinzenais para acompanhar o andamento dos trabalhos e destacou sua confiança na equipe. "Sabemos do comprometimento de vocês com a Justiça Eleitoral e com a democracia. Quero agradecer a todos e a todas pelo empenho".  
 
TRE mobiliza 45 mil pessoas no dia da eleição
 
No dia do pleito, a Justiça Eleitoral mobiliza em torno de 45 mil pessoas, apenas em Mato Grosso, para realizar eleições nos 1.500 locais de votação, dos quais 120 estão em locais de difícil acesso. Dentre os locais de votação em difícil acesso estão aldeias indígenas na Amazônia Legal, população ribeirinha no Pantanal e comunidades isoladas no Norte do Estado, em áreas sem infraestrutura.
Dentre as 45 mil pessoas envolvidas no pleito, no dia da eleição, estão mesários, fiscais de prédio, policiais (federais, militares, civis, bombeiros), servidores públicos, prestadores de serviço, motoristas, pilotos de avião, piloteiros de barcos, magistrados e promotores eleitorais. 
Ao todo serão investidos R$ 14 milhões para as Eleições 2018, o que representa um custo médio de R$ 6.14 por eleitor. A alimentação de mesários e colaboradores, locação de veículos, suporte técnico operacional e transporte (incluindo 12 aeronaves) representam os maiores custos para as eleições em Mato Grosso.
 
Leia mais:
 

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

Siga o TRE-MT no Instagram: https://www.instagram.com/tre_mt/

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30