Programa Voto Consciente: em clima de festa, alunos da Escola Pe. Firmo Pinto Duarte Filho participam do lançamento da campanha eleitoral

A E.E Padre Firmo participa, este ano, do Programa Voto Consciente, o qual prevê a realização de uma eleição parametrizada na qual os alunos são convidados a vivenciar algumas etapas da eleição.

TRE-MT VOTO CONSCIENTE PADRE FIRMO

Em clima de festa, com direito a banda musical, apitos, bandeiras, cartazes e decoração em tons de verde e amarelo, os alunos da Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho participaram, nesta quarta-feira (13/06), do lançamento da campanha eleitoral. Representantes de cinco partidos apresentaram os projetos que serão implantados no âmbito escolar, para benefício de toda a comunidade dessa escola.

 
A E.E Padre Firmo participa, este ano, do Programa Voto Consciente, o qual prevê a realização de uma eleição parametrizada na qual os alunos são convidados a vivenciar algumas etapas da eleição. A escola escolheu cinco representantes para cada partido e hoje (13 de junho) esses estudantes apresentaram suas propostas de campanha perante os demais alunos. Em outubro próximo os alunos irão às urnas para escolher qual partido promoveu as melhores propostas e ações, ou seja, prometeram e cumpriram os projetos de campanha. Ao término, os votos serão apurados e os eleitos diplomados em cerimônia solene e festiva, prevista para o mês de novembro deste ano.
 
Ao contrário do que ocorre nas eleições oficiais, em que as promessas feitas em campanha só podem ser efetivadas pelos candidatos após o pleito e, se eleitos os candidatos; no Programa Voto Consciente, os alunos lançam suas propostas e as colocam em prática antes mesmo da votação, tendo o aprendizado do prometer e cumprir, honrar com a palavra empenhada!
 
Veja as propostas:
 
O Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) garantiu contribuir com a limpeza dos banheiros, do pátio, dos ventiladores e das salas; promover uma vez ao mês um dia de recreação com esportes, danças para diversão e redução do sedentarismo; realizar a Feira da Saúde com palestras sobre drogas e ofertar aulas de informática com jogos e brincadeiras para desenvolvimento da memória dos alunosparticipantes.
 
Temas como bullying, racismo, homofobia e preconceitos serão trabalhados pelo Partido do Respeito às Diversidades (PRD) com o propósito de entender o próximo e acolher os problemas sociais vivenciados na escola. Os alunos serão convidados a escrever, anonimamente, os preconceitos que sofrem. "Essas anotações serão temas para discussão em rodas de conversas. Além disso, nesses papéis escritos, os estudantes poderão anotar o gosto musical de cada um - reconhecimento musical", explicou um dos representantes do partido.
 
O Partido da Ética e Cidadania (PEC) prometeu  promover diversas feiras: de Ciências, Cultural e do Livro; reativar o Grêmio Estudantil na Escola; premiar as salas com menor número de ocorrências negativas no 3° e 4° bimestres; reinaugurar a Rádio Escolar para animar o intervalo escolar com músicas e notícias e implantar rodas de conversas sobre abuso sexual e drogas.
 
Já o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) quer envolver os alunos em atividades lúdicas como jogos de damas e ludo; realizar campeonatos entre as salas de aulas com premiações; escolher, junto aos alunos, músicas para animar os intervalos da escola e, por fim, os representantes do PCEL pretendem conseguir com o Governo do Estado de Mato Grosso, a construção da quadra de esporte na Escola que foi promessa de campanha do Governo.
 
O Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA) implantará a horta sustentável e os alimentos produzidos irão complementar a alimentação dos alunos e fará a revitalização da escola com o plantio de árvores. "Pedimos a colaboração de todos para trazerem garrafas PETs. Nosso lema é "Está na hora de retribuir o que a natureza nos dá, por isso vote PEMA 80", pediram os representantes do partido.
 
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: 
https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: 
www.twitter.com/oficial_tremt
Siga o TRE-MT no Instagram: https://www.instagram.com/tre_mt/
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30