Estudantes do ensino fundamental recebem aula de democracia e cidadania no TRE-MT

Os alunos também assistiram palestras sobre a história da Justiça Eleitoral e da democracia no Brasil, ministradas por servidores da Justiça Eleitoral

Visita Guiada

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recebeu nesta quarta-feira (20/06) a visita de 50 alunos do colégio Adventista de Cuiabá, que cursam o 7º ano do ensino fundamental.

Os estudantes foram recebidos pelo presidente do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal, que destacou a necessidade de engajamento dos jovens na política, a importância do controle social e a responsabilidade de cada um na construção de um futuro melhor para todos.

Os alunos também assistiram palestras sobre a história da Justiça Eleitoral e da democracia no Brasil, ministradas por servidores da Justiça Eleitoral. O servidor Carlos Cândido ministrou uma aula aos estudantes sobre a evolução do voto no país, desde o Brasil colônia até os dias atuais, em linguagem acessível à faixa etária em questão, usando como as ilustrações do Memorial da Justiça Eleitoral para facilitar a compreensão por parte dos alunos. Já o servidor Jorge Kimura explicou o funcionamento da urna eletrônica o do processo eletrônico de votação e apuração dos votos.

Ao conhecer o Memorial da Justiça Eleitoral e o depósito de urnas, os estudantes, que estão na faixa etária entre 12 e 13 anos de idade, fizeram perguntas e depois disseram aprovar a visita guiada.

"Este é um lugar bem legal para aprender sobre política, que é algo realmente necessário em um país democrático. Aprendi que precisamos acompanhar a política, porque nossa segurança, nossa casa, nossa vida está nas mãos dos políticos", disse o aluno Gustavo, de 12 anos.

A aluna Maria Helena, 12 anos, disse a visita guiada ao TRE-MT a fez lembrar do quanto a política é importante. "A gente aprende sobre a importância do voto e de acompanhar o que os políticos fazem. Aprendemos que vivemos em uma República e que houve uma evolução dos direitos dos brasileiros".

"Eu aprendi mais sobre a história do meu país e também sobre como a Justiça Eleitoral é importante para a democracia", disse Camila Capilé, 12 anos. Victor Fernando Leite, 12 anos, complementou. "Mais do que aprender como acontece uma votação, aprendemos história aqui no TRE. Gostei bastante disso".

Letícia Arruda, 12 anos, destacou que aprofundou seus conhecimentos sobre democracia na visita guiada ao TRE. "Já tínhamos discutido isso em sala de aula, mas aqui eu pude entender melhor. Aprendemos desde quando tem eleições no Brasil e como funciona isso. Gostei dos ensinamentos que recebi aqui. Vou levar isso para minha vida toda".

 

 

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

Siga o TRE-MT no Instagram: https://www.instagram.com/tre_mt/

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30