Alunos da Escola Estadual Adalgisa de Barros visitam Memorial da Justiça Eleitoral

Na oportunidade os alunos ouviram sobre evolução da urna eletrônica, do direito ao voto e a histórica da Justiça Eleitoral no Brasil e em Mato Grosso.

TRE-MT VISITA MEMORIAL

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Adalgisa de Barros estiveram nesta segunda-feira (11 de junho) na Casa da Democracia para uma visita guiada pelo Memorial da Justiça Eleitoral, oportunidade em que ouviram sobre evolução da urna eletrônica, do direito ao voto e a histórica da Justiça Eleitoral no Brasil e em Mato Grosso.

 

Coube ao servidor do TRE, Edvaldo Vieira acompanhar os alunos durante a visita e explicar a evolução da Justiça Eleitoral, com ênfase nos fatos que marcaram época. "Eles foram bem receptivos, escutaram com atenção e fizeram alguns questionamentos".

 

A professora de História, Luciana Teixeira Silveira acompanhou os alunos. Ela explicou o porquê da visita. "Nossos alunos são do curso técnico profissionalizante em informática e gostaríamos que soubessem a história da Justiça Eleitoral, do voto e principalmente, das urnas, visto que permitiu o voto informatizado. Pretendo trazer outras turmas para compreender o processo eleitoral brasileiro e também mato-grossense".

 

Com apenas 15 anos e estudante do 1º ano do curso, Ana Júlia Bueno Guerreiro diz que confia na urna eletrônica e garante que pretende votar nas próximas eleições. "Sou a favor da urna eletrônica, principalmente, agora, com a biometria. A tecnologia traz segurança para votar e torna o processo mais ágil. Não poderei votar este ano, mas com certeza votarei nas próximas eleições". Para Ana é importante que as escolas tragam os alunos ao Memorial para que possam entender todo o processo eleitoral e democrático, além de incentivar a participação política. "Sempre me interessei por tudo relacionado ao Brasil e ao lugar onde nasci (Mato Grosso). Foi interessante ver a evolução da urna eletrônica e saber que já foi realizada em uma urna rudimentar chamada pelouro cuja forma assemelha-se a um coco e perceber que houve grandes conquistas. Aprendi que mesmo diante de tanta tecnologia, até hoje, ainda há dificuldades a serem enfrentadas para que a urna chegue em alguns lugares no Estado".

 

O Memorial da Justiça Eleitoral é um espaço institucional criado para oferecer aos visitantes a possibilidade de conhecer e compreender a evolução histórica da Justiça Eleitoral no Brasil e em Mato Grosso, levando-os a refletir sobre a sua efetiva participação no processo democrático do nosso país. No referido espaço,  há documentos, objetos e painéis que permitem aos visitantes a visualização da história do processo eleitoral.


O Memorial é um espaço aberto ao público e as escolas públicas e privadas que se interessarem em realizar a visita, devem entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral do TRE/MT por meio do endereço eletrônico: eje@tre-mt.jus.br.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira 


Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

Siga o TRE-MT no Instagram: https://www.instagram.com/tre_mt/


ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30