Com fim do recesso, TRE volta a atender eleitor em período integral

TRE volta a atender eleitor

oincidencias biometricas

A partir desta segunda-feira, 8 de janeiro, a Justiça Eleitoral em Mato Grosso retoma o atendimento ao eleitor, em período integral, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, que passam pela revisão do eleitorado com biometria. Durante o recesso forense, período compreendido entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, o atendimento aconteceu das 12h às 18h nestes três municípios.

Em Cuiabá há dois locais de atendimento. Na Casa da Democracia, anexo ao prédio do TRE (avenida Rubens de Mendonça – CPA), o atendimento ao eleitor acontece das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço. E no Goiabeiras Shopping (2º Subsolo), das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Várzea Grande também conta com dois locais de atendimento para o cadastro biométrico dos eleitores. A Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Avenida Castelo Branco, nº 47, Centro; e a Central de Atendimento ao Eleitor situada na avenida Gonçalo Botelho de Campos, 2.367, bairro Cristo Rei. Ambas atendem das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

O município de Sinop, também conta com dois postos de atendimento ao eleitor. A Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Grevíleas, nº 442, Setor Comercial Sul; e a Central de Atendimento ao Eleitor situada na Rua das Figueiras, nº 980, Setor Comercial Norte. Ambas atendem das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira.

 

Atenção: atendimento acontece com distribuição de senhas

O cadastro biométrico dos eleitores de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop acontece desde 2015, de forma ordinária. Passou a ser obrigatório a partir de fevereiro de 2017. Apesar do apoio da imprensa, que divulgou maciçamente a necessidade de comparecimento do eleitor, poucos compareceram nos primeiros meses de atendimento, deixando parcialmente ociosa a estrutura montada pela Justiça Eleitoral.

Até o início de setembro de 2017 pouco mais de 20% dos eleitores de Cuiabá, por exemplo, haviam comparecido para a biometria. A procura se intensificou nos meses seguintes. Nas últimas semanas antes do recesso forense, o TRE de Mato Grosso vinha atendendo uma média de 1.200 eleitores por dia, apenas em Cuiabá.  Com a aproximação do fim do prazo para o cadastro biométrico, a demanda aumentou significativamente, o que obrigou a Justiça Eleitoral a atender por ordem de chegada, com distribuição de senhas, para melhor organizar o fluxo.

Desta forma, embora o atendimento aconteça até às 18 horas, serão atendidos apenas os eleitores que já pegaram sua senha. Ressalte-se, contudo, que muitas vezes os servidores da Justiça Eleitoral trabalham para além deste horário, a fim de atender os eleitores que já pegaram senha.

Conforme normativo aprovado pelo Pleno do TRE-MT, a revisão do eleitorado com biometria, em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, vai até fevereiro deste ano. Contudo, o fechamento do cadastro eleitora acontece apenas em abril.

 

 

 Veja documentos necessários para a biometria

·         Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei);

·         Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra);

·         Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).

 Atenção: A CNH e o Passaporte não são aceitos como documento de identificação para o alistamento, ou seja, para emissão do primeiro Título de Eleitor.

 

Conheça os números da biometria em MT

Mato Grosso possui 2.263.209 eleitores, dos quais 820.166 já fizeram o cadastro biométrico, o que equivale a 36,24% do total.

Em Cuiabá, dos 414.692  eleitores, 148.286 já fizeram a biometria, o que equivale a 35,76% do total.

Em Várzea Grande, 184.272 eleitores, 83.767 (45,46%). E em Sinop, do total de 93.782 eleitores, 59.485 já compareceram para biometria (63,43%).

 

 

 

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

 

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30