Corregedor Eleitoral Pedro Sakamoto participa do XLII Encontro do Colégio de Corregedores do Brasil

Encontro do Colégio de Corregedores do Brasil

TRE-MT ENCONTRO COLÉGIO SAKAMOTO
O corregedor regional eleitoral de Mato Grosso, desembargador Pedro Sakamoto está em Brasília onde participa do XLII Encontro do Colégio de Corregedores do Brasil. Durante o evento, que acontece nos dias 22 e 23 deste mês, serão abordados temas como biometria, Fake News, mesários voluntários e legislação eleitoral.
 
Além dos corregedores, os assessores das Corregedorias Regionais Eleitorais também participam do encontro. A reunião dos assessores aconteceu ontem (22/03) e antecedeu o encontro dos corregedores. Eles debateram os seguintes assuntos: casos derivados de coincidências biométricas, biográficas e outros aspectos relacionados ao tema; proposição de alteração do artigo 3º da Resolução TSE nº 23.422/2014; Sistema de Mesário Voluntário, Sistema de Informações Eleitorais (SIEL), entre outros aspectos gerais que envolvem as práticas cartorárias.
 
Participante do encontro, o assessor técnico da Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso, Carlos Luanga explicou que a reunião dos assessores ocorre antes do encontro dos corregedores por uma questão estratégica. "Tudo que foi discutido pelos representantes (assessores) será apresentado na reunião dos Corregedores e, se assim eles entenderem, será homologado". Luanga ressalta ainda a importância do evento.  "O encontro é importante porque os temas que são discutidos são temas práticos com abordagem de pontos críticos e proposições de melhorias nas mais diversas áreas do nosso negócio, entre elas, documento único (INI), proposição de alteração de critérios para criação de zonas, novas funcionalidades no Processo Judicial Eletrônico, melhorias no Sistema de Mesário Voluntário (módulo administrador cartório e módulo mesário a ser disponibilizado no portal da Justiça Eleitoral), alterações no Manual ASE e implementação do modelo eletrônico, novo modelo do título eleitoral, biometria e muitas outras pautas e sistemas que fazem parte do portfólio da  Justiça Eleitoral".
 
Os corregedores se reunirão nesta sexta-feira (23/02). Na pauta deles está a palestra "Segurança Jurídica no Direito Eleitoral", que será abordada pelo Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Também serão trabalhados temas como Fake News e Qlick View (Ferramenta de Business Intelligence), além dos questionamentos levantados pelos assessores.
 
"É fundamental essa interface entre as corregedorias pois o compartilhamento de informações relacionadas ao nosso trabalho proporciona a eficiência e eficácia do serviço público. Além disso, percebe-se que muitas ações que estão para serem implementadas no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, como o Portal Transparência (PorT-CRE), por exemplo, está sendo abraçada integralmente pelo TSE, na medida em que os sistemas estão sendo desenvolvidos e integrados com outros já existentes. Essa ferramenta (PortCre) trará melhorias para a gestão processual e para o controle da produtividade dos cartórios eleitorais e do Regional, além de servir como base para o Justiça em Números. Outro aspecto importante que será debatido se relaciona ao Processo Judicial Eletrônico que, hoje, funciona somente na 2º Instância (Tribunais), mas também será utilizado ainda, este ano, pela 1º Instância (zonas eleitorais)", frisou o corregedor eleitoral do TRE/MT, desembargador Pedro Sakamoto.
 
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30