Carta do Coptrel: Presidentes de TREs destacam pontos que devem ser priorizados pela Justiça Eleitoral

Durante o encontro, os presidentes aprovaram a Carta do Coptrel

Durante o encontro, os presidentes aprovaram a Carta do Coptrel na Cidade de Marechal Deodoro, c...

Uma intensa pauta administrativa foi discutida durante o 74º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado no Estado de Alagoas nos dias 28 e 29 e 30 de novembro. Os presidentes dos tribunais discutiram o cadastro biométrico dos eleitores, trocaram informações sobre boas práticas de gestão e debateram outras medidas de cunho administrativo.   

De acordo com o presidente do Coptrel e do TRE de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, o objetivo destes encontros é contribuir para aprimorar a gestão da Justiça Eleitoral em cada Estado. O desembargador também destacou a necessidade de a Justiça Eleitoral ampliar o debate sobre questões vinculadas ao pleno exercício da cidadania, como a participação dos cidadãos na política.

Durante o encontro, os presidentes aprovaram a Carta do Coptrel na Cidade de Marechal Deodoro, com os principais encaminhamentos a serem observados pelos tribunais:

1.            Efetivar o aproveitamento dos dados biométricos já validados e adotar as medidas necessárias para celebração de convênios com entidades, públicas e privadas, como ferramenta de expansão do cadastramento digital, proporcionando economia de recursos públicos e uma maior eficiência no atendimento ao eleitor.

2.            Enfatizar, junto a população, a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral como um todo.

3.            Aperfeiçoas a transparência do processo eleitoral.

4.            Implementar melhorias no processo eleitoral, com foco nas eleições de 2020, mediante ações de aprimoramento dos procedimentos.

5.            Valorizar a comunicação social na Justiça Eleitoral.  

 

Matéria Daniel Dino 

Assessoria TRE-MT

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30