Jovens do Programa Aprendiz Legal destacam segurança das eleições durante visita ao TRE-MT

Na última na última terça-feira (01), cerca de 60 jovens do Programa Aprendiz Legal, do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)

TRE-MT VISITA CIEE

Dar a oportunidade de jovens vivenciar a história da democracia, os bastidores de uma eleição. Este é o principal objetivo das visitas guiadas realizadas pelos servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Na última na última terça-feira (01), cerca de 60 jovens do Programa Aprendiz Legal, do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), tiveram esta oportunidade. Eles visitaram o Memorial da Justiça Eleitoral, o depósito de urnas eletrônicas, o plenário, a Escola Judiciária Eleitoral, e ainda participaram de uma simulação completa de eleição.

“Ver a preocupação com as eleições foi algo muito gratificante. Desde o começo da história do Brasil se preocuparam em tentar dar segurança a eleição, sempre aproveitando a tecnologia que existia à época, sempre avançando. É muito antigo, mas gostei da primeira urna em formato de bola que devia ser quebrada para ver os votos, gostei das urnas de madeira... É bom entender onde tudo começou”, comentou sobre o processo de evolução das eleições brasileiras a estudante da Escola Julio Muller, Alessandra Gomes, de 17 anos de idade.

Ainda sobre o aspecto segurança, a jovem de 21 anos, Tainara Nely, que se formou pela escola Estevão Alves Correa, destacou as novas urnas eletrônicas. “A urna não está conectada em nenhuma rede, não possui acesso à internet. Toda a transmissão é feita ponto a ponto. Então não existe a possibilidade de um hacker entrar no sistema e alterar a votação. Além desta segurança, todas as urnas emitem ao final da votação um relatório impresso com os votos registrados. Este documento é acompanhado pelos fiscais partidários que confrontam posteriormente este relatório com o que foi computado pela Justiça Eleitoral”.

 O acesso às urnas também foi citado pela jovem. “‘Eu não sabia da quantidade de urnas que era necessário para se realizar as eleições em nosso Estado. Achei muito interessante saber que elas ficam devidamente guardadas na sede do TRE depois da eleição, desativadas, sendo que são ligadas e testadas com a proximidade da eleição. Isso traz mais um item de segurança, já que um número pequeno de pessoas manuseiam os equipamentos”.

Justiça

Sobre a maneira de julgar os processos eleitorais, o estudante de Física da UFMT, Bruno Gomes, 21 anos, gostou do que viu. “É interessante ser um grupo julgando o que está certo e errado, ou seja, as decisões não estão apenas nas mãos de uma pessoa. O Pleno é composto por vários segmentos da Justiça. Para julgar um processo é necessário advogados indicados pela OAB como juízes, promotores do Ministério Público, juízes federais, juízes estaduais e desembargadores. Acredito que esta diversidade evita que as decisões saiam para algum lado diferente do que a sociedade deseja”.

As visitas guiadas devem ser agendadas com a Escola Judiciária Eleitoral.

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

Siga o TRE-MT no Instagram: https://www.instagram.com/tre_mt/

Matéria Daniel Dino

 

Assessoria TRE-MT



 


ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30