O TRE se preocupa em auxiliar contadores e partidos políticos a fazer a coisa certa, diz presidente do CRC

Representantes de partidos políticos, contadores e advogados enalteceram a iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral

TRE-MT PRESTAÇÃO DE CONTAS

Representantes de partidos políticos, contadores e advogados enalteceram a iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral, de realizar um encontro para dirimir dúvidas sobre prestação de contas partidárias e também sobre o processo judicial eletrônico. A reunião aconteceu na última sexta-feira e contou com explanações dos servidores Marli Osorski (seção de análise e auditoria de contas eleitorais) e Breno Gasparoto (secretário judiciário).

"O TRE de Mato Grosso está demonstrando que se preocupa em auxiliar os contadores, advogados e representantes de partidos políticos a fazer a coisa certa. A palestra da Marli Osorski foi excelente, muito proveitosa. O TRE usou linguagem simples, explicou o passo a passo e demonstrou a necessidade de os partidos políticos regularizarem a situação quanto à prestação de contas. Foi um momento ímpar. As pessoas saíram dali tranquilas com relação ao sistema", disse o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Manoel Lourenço de Amorim Silva.
O advogado Lourival Ribeiro Filho classifica como salutar a política adotada pelo TRE de Mato Grosso, que costuma realizar capacitações voltadas aos partidos políticos, advogados e contadores, com o intuito de auxiliar as agremiações partidárias em sua organização. "Como sempre, o TRE de Mato Grosso mantém esta preocupação com os partidos políticos. Este evento, em especial, foi muito importante porque os partidos políticos, de um modo geral, têm dificuldades de lidar com a prestação de contas, porque não tem condições de pagar bons profissionais para cuidar dessa área. Muitos partidos estão com o fundo partidário suspenso e enfrentam dificuldades financeiras. Mas o TRE vem ajudando os contadores dos partidos políticos, ofertando capacitação nessa área de prestação de contas. E os advogados recebem capacitação em processo judicial eletrônico outras áreas. Muito importante essa proximidade. O TRE tem se esforçado em levar as tecnologias ao conhecimento dos advogados, contadores e representantes dos partidos. A Justiça Eleitoral está fazendo a sua parte. Agora cabe a cada um de nós aproveitar essas oportunidades. Eu sempre compareço e levo alguém do meu escritório comigo", disse o advogado.
 
O evento contou com a presença do presidente do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal, que destacou a importância de todas as entidades, o que inclui os partidos políticos, se unirem em prol da construção de um país livre da corrupção.
 
No encontro de sexta-feira foram detalhados o funcionamento do
Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA) e Processo Judicial Eletrônico (PJe). A partir deste ano, será obrigatória a prestação de contas por meio do SPCA, além do uso do processo judicial eletrônico para diversas classes de processos judiciais, o que inclui o registro de candidaturas.
O prazo para a entrega da prestação de contas anual – exercício 2017, se encerra no próximo dia 30 de abril deste ano.
Compareceram ao encontro representantes dos seguintes partidos políticos: DEM, NOVO, PT, REDE, PP, Solidariedade, PDT, PCdoB, PRB, MDB, PHS, PSD, PSDC, PSC, PTB e PTC.
Os profissionais que não puderam comparecer podem acessar as apresentações dos servidores do TRE-MT no link http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-mt-apresentacao-prestacao-contas-atualizado-2018 . O vídeo do evento também será postado no canal You Tube do TRE. Basta acessar a página www.tre-mt.jus.br e clicar em vídeos.

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30