Voto Consciente: Campanha mobiliza estudantes de escolas públicas

Campanha mobiliza estudantes de escolas públicas

VOTO CONSCIENTE HELIODORO

A Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, no bairro Parque Cuiabá, participa este ano do Programa Voto Consciente e os alunos do ensino médio, representantes dos partidos, estão em plena campanha no âmbito escolar. Desde que a iniciativa teve início na escola, no dia 22 de junho deste ano, vários trabalhos foram desenvolvidos e os estudantes aprovaram todas as iniciativas.

 

O Partido do Respeito à Diversidade (PRD) tem como bandeira defender a diversidade cultural e de gênero. "Convidamos uma psicóloga para palestrar. Ela explicou o que seria o racismo, o preconceito, a homofobia e a intolerância religiosa. Com isso, nosso partido quer demonstrar para os alunos que não há diferença entre as pessoas. Somos todos iguais e merecemos respeito", explicou o presidente do Partido, Peterson Padilha.

 

Para André Lucas, o programa Voto Consciente, desenvolvido pela Justiça Eleitoral em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, é uma "excelente iniciativa". O estudante afirmou que os alunos precisam se informar mais sobre a política, ter voz ativa na sociedade, saber em quem vão votar, checar se os políticos estão sendo corretos com suas ações e se estão fazendo tudo que propuseram. "Acredito que isso vai ajudar a conscientizar as futuras gerações", concluiu.

 

O Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA) implantou o projeto "Do Lixo ao Luxo".  "O objetivo principal é recolher alguns excessos de materiais que são produzidos na escola, principalmente a garrafa pet,  levar para a reciclagem e converter em dinheiro, para benefício da escola. "Contamos com parcerias de algumas empresas de reciclagem que se sensibilizaram com a nossa ação e concordaram em nos ajudar ", ressaltou a presidente do PEMA, Ana Clara. Ela também fala como está a campanha na escola. " Eu acho que as pessoas devem votar não só pelo carisma do partido ou de algum representante, mas pelas propostas que trazem benefício para a unidade escolar ".

 

O Partido da Ética e Cidadania (PEC) desenvolveu o "Projeto Aurora". "Ele visa ajudar os alunos que têm problemas em casa, seja de cunho familiar ou emocional como a depressão, a ansiedade e o suicídio. Esses assuntos são pouco tratados na escola. Esses estudantes não vão bem na escola e vamos trazer um psicólogo de fora para ajudá-los", ressaltou o presidente do PEC, estudante Gustavo González, que garantiu ter gostado muito do projeto "Voto Consciente".  "Cara eu achei uma iniciativa muito boa porque o aluno aprende a selecionar seu voto e a votar certo, ou seja, não só votar naquelas pessoas que só prometem, mas também naquelas pessoas que cumprem o que falam".

 

Com iniciativas de promoção da solidariedade, o Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) tem se destacado na campanha: arrecadaram brinquedos e cabelos para o Hospital de câncer de Mato Grosso (HCan) e realizaram um chá de bebê para uma aluna do primeiro ano que está grávida. Outras iniciativas semelhantes ainda serão desenvolvidas. "Tínhamos uma visão totalmente diferente da política e esse projeto abriu nossos olhos para ver a política como deve ser de verdade. Com a ajuda do TRE estamos fazendo a política sem politicagem, ou seja, uma política justa", garantiram as estudantes que compõem o PDVS, Rhaissa Hellen, Thamara D'loudes, Luiza Cristal e Hendely Caroline.

 

Fazer a campanha no âmbito escolar tem sido esclarecedor para os envolvidos. É o que garante o presidente do Partido da Cultura, Esporte e Lazer (PCEL), Adriel Roger. "Quando completamos 16 anos ficamos um pouco indecisos sobre em quem votar, e se votar ou não, se fazer ou não o título eleitoral. E com essa iniciativa fica mais fácil, pois vemos que o que acontece na escola é o que vai acontecer lá fora, por exemplo, se a gente votar aqui e o Partido ganhar e não cumprir a gente vai ver que nosso voto não foi válido. O mesmo acontece lá fora".

 

Para a coordenadora da escola, professora Aline Fabiane, o programa Voto Consciente oportuniza a todos os alunos uma visão de autoconsciência e autorreflexão. "Eles aprendem a viver com cidadania plena e, dessa forma, passam a ter essa visão não só para seu âmbito social, mas também familiar ".

 

O programa Voto Consciente é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação nas escolas estaduais da capital e de Várzea Grande. 

 

 

Por: Leonardo Mauro de Souza (estagiário de Comunicação, supervisionado pela jornalista Andrea Martins)

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30