TRE-MT apoia campanha pela doação de medula óssea lançada por ex-servidora com câncer

Com o apoio do TRE de Mato Grosso, a ex-servidora Tânia Lobo gravou um vídeo caseiro para estimular a doação de medula óssea.

TRE-MT TÂNIA LOBO

Com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, a ex-servidora da instituição, Tânia Lobo, 51 anos, deu início nesta semana a uma campanha para estimular a doação de medula óssea. Tânia foi diagnosticada em julho de 2013 com um tipo raro de câncer de medula,  conhecido como Síndrome de Waldenstrom. No seu caso é raríssima a possibilidade de transplante, mas Tânia Lobo não pensa nela. Link do vídeo:  https://www.facebook.com/tremtoficial/

"No decorrer do meu tratamento, conheci pessoas que precisam desesperadamente de uma medula óssea. Você pode ser um doador. Não dói nada. Você só vai receber em troca gratidão, gratidão e gratidão", diz Tânia, em vídeo caseiro gravado para a  campanha, que está sendo veiculada nas mídias sociais do TRE-MT.

Ela esclarece que qualquer pessoa pode ser doadora de medula óssea. Basta fazer um cadastro no Hemocentro do seu Estado. O processo é simples, rápido e sem burocracias. A maior dificuldade para os sistemas de saúde e para os doentes de câncer é encontrar um doador compatível.  A chance de compatibilidade é de 1 para cada 100 mil doadores. "Mas se a esmagadora maioria da população passar a ser doadora, milhares de vidas poderão ser salvas", ressalta.
A Coordenadoria de Assistência Médica e Social do TRE-MT também vai aderir à campanha, desenvolvendo ações, em outubro deste ano (durante a semana comemorativa ao Dia do Servidor), para estimular os servidores a se deslocarem até o Hemocentro, em Cuiabá, para se cadastrarem como doadores de medula óssea.
 
O que é Medula Óssea
 
A medula óssea é a matriz do sangue. Ela contém as células mãe (células tronco) que dão origem aos glóbulos brancos e plaquetas. A medula se localiza na parte interna dos ossos.
 
O transplante de medula óssea é indicado para pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a leucemia, hemoglobinopatias, em crianças com doenças genéticas ou nos casos de aplasia de medula. Vários Centros de Saúde no Brasil estão aparelhados e qualificados para esse propósito. As pessoas que necessitam ser submetidas ao transplante de medula óssea devem fazer os seus cadastros no REREME (Registro de Receptores de Medula Óssea).
 
Como se cadastrar para ser um doador
 
 
O interessado em ser doador de medula óssea deve se dirigir ao Hemocentro munidos de RG e com endereço residencial completo, para fazer o cadastro. Ele deverá preencher uma Ficha de Inscrição e o Termo de Consentimento (o documento autoriza a realização do exame de HLA – estudo do teste de compatibilidade da medula óssea).
 
O Termo de Consentimento autoriza, também, o posterior encaminhamento do nome do provável Doador ao REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Nesse momento são colhidos 10 ml de sangue do potencial doador, cujo material é posteriormente encaminhado aos Centros Credenciados e Especializados (Laboratórios de Imunogenética), para fazer o exame de Histocompatibilidade (HLA), estudo do teste de compatibilidade da medula óssea.
 
O teste de histocompatibilidade identifica a tipagem da medula do pretendente doador. O resultado da tipagem (HLA) e o cadastro são enviados, pelos laboratórios de imunogenética, ao REDOME.
 
Conforme o estágio da doença e as condições clínicas do paciente, o médico pode recomendar duas formas de doação de Medula: uma é a punção direta de Medula Óssea e a outra é por filtração de células mãe que passam pelas veias (aférese). A punção direta da Medula é realizada com agulha, na região das nádegas e retira-se uma quantidade de Medula ("tutano") equivalente a uma bolsa de sangue. O procedimento, que dura 40 minutos, é realizado com anestesia no doador. No dia seguinte, o doador já pode retornar às suas atividades. O procedimento não deixa cicatriz.
 
A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por cinco dias, que estimula a proliferação das células mãe. As células mãe migram da medula para as veias e são filtradas. O processo dura, em média, quatro horas.
 
As informações sobre medula óssea e processo de doação foram extraídas do site do MT Hemocentro, e podem ser conferidas no link

Link do vídeo https://goo.gl/RiAKMz

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30