Alunos do Voto Consciente cumprem promessas de campanha: rádio, caminhada e horta

Alunos do Voto Consciente cumprem promessas de campanha

VOTO CLEINA

Uma nova geração de candidatos empenhados em cumprir suas promessas, emerge durante as campanhas eleitorais do programa Voto Consciente, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral nas escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande. Os cinco partidos envolvidos já estão cumprindo suas promessas de campanha, antes mesmo da eleição nas escolas, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de outubro.

A proposta de campanha do Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA), por exemplo, se transformou em ação sustentável que está mobilizando os alunos da escola Estadual Clênia Rosalina de Souza, em Cuiabá.  Conforme explicou o estudante Gabriel Amorim, a revitalização da horta se tornou a principal proposta do partido. "A horta já existia há algum tempo, porém estava desativada com muito mato e sujeira. O nosso projeto era de revitalizar toda a horta e, para tornar isso possível, arrumamos alguns parceiros e já limpamos o local, plantamos algumas hortaliças, algumas sementes de frutas, tornando a horta a principal iniciativa do nosso partido. Agora estamos esperando o tempo delas crescerem para nós fazermos a colheita e a escola poder usufruir da horta".

Os outros partidos também estão empenhados em cumprir suas propostas de campanha, antes mesmo da eleição. O Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) já iniciou o combate à gravidez e ao uso de drogas na adolescência. "Nós, do partido do Direito à Vida e a Saúde, focamos muito no assunto da gravidez na adolescência e o uso de drogas e bebidas alcoólicas. Então vamos trazer palestrantes para falar sobre o assunto e conscientizar os estudantes. E estamos organizando uma caminhada para incentivar os alunos a fazerem atividades físicas", disse o estudante Brendon Henrique.

 

Outro partido que já está se mobilizando é o da Ética e Cidadania (PEC). "Nós já cumprimos uma proposta que em consenso com a direção autorizou os alunos a usarem a camiseta das olimpíadas escolares durante a semana. A princípio, nós pensamos em ter um dia da semana para os alunos virem sem uniformes, fazendo uso da ética e do bom senso deles, para vir com a roupa que eles quisessem, mas conseguimos o uso da camiseta das olimpíadas. Vamos fazer a festa da primavera que vai acontecer no dia 17 de novembro. Já conseguimos fechar parcerias e até convidar o mister Matogrosso e a miss continente", disse a aluna Thays Santos.

O Partido do Respeito às Diversidades (PRD) viabilizou a sala vip, a sala de vídeo e uma caminhada, como explicou o estudante Ivan Junior. "Nós realizamos a sala vip no dia dos estudantes, que consistiu em apresentar para os alunos uma aula diferenciada. A sala de vídeo foi proposta do nosso partido que acontece toda semana com vídeos e filmes. Também fizemos uma caminhada da inclusão, nós trabalhamos junto com uma escola que é para deficientes visando ao respeito e admitindo que temos que aceitá-los na nossa sociedade, assim como também temos que respeitá-los".

 Já o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) apresentou três propostas de campanha, todas já cumpridas: a criação e uma rádio, jogos intercalasses de vôlei e uma caixa de sugestões fixada na escola.

Os alunos Antônio Marques e Jorge Gabriel explicaram que a rádio ajuda a escola a transmitir notificações e informações aos estudantes. Os jogos interclasses de vôlei promoveram a integração entre os alunos, no dia do estudante. E a caixa de sugestões permite que os estudantes se sintam parte da coordenação da escola.

O programa Voto Consciente é coordenado pela Escola Judiciária do TRE-MT, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. 

 

 

Reportagem produzida pelo estagiário Leonardo Mauro de Souza, supervisionado pela jornalista Mariane de Oliveira.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30