Voto Consciente 2017 é encerrado com festa, apresentações culturais e diplomação dos alunos

Voto Consciente 2017 é encerrado com festa

encerramento

O teatro Zulmira Canavarros foi palco de uma grande festa nesta quinta-feira (23/11), com apresentações culturais, manifestações em prol de uma política limpa e sem corrupção, e entrega dos diplomas aos partidos eleitos no programa Voto Consciente 2017. O programa Voto Consciente é executado nas escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande, e direcionado aos alunos do ensino médio.

Encerramento

A abertura do evento coube ao vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto. "Que esse programa renda frutos com o desejo de fazer o melhor e mais digno caminho. Eu lhes peço uma coisa, não desistam do nosso país. Que sejam honestos e corretos, corretos com seus professores, com seus colegas, com seus pais, familiares, amigos e o mais importante, sejam honestos com vocês mesmos, o futuro é agora", disse o desembargador.

O secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, alertou os jovens para uma missão muito importante durante o período eleitoral de 2018. O combate ao fenômeno conhecido como "fake news", ou seja, notícias falsas que se espalham pela internet. "Este recurso é maléfico para a sociedade e já foi utilizado em outras eleições, no Brasil e em outros países. Vocês tem informações suficientes para combater este tipo de prática", disse o secretário.

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo mostrando o engajamento dos alunos ao programa Voto Consciente nas cinco escolas participantes da edição 2017. Estudantes de diversas escolas apresentaram números musicais (música internacional e sertanejo raiz) e a professora Lediane Felix representou a peça teatral "Comadre Chica em Dia de Eleição". Ao final, o grupo Nação Guerreira deu show com uma apresentação de capoeira.

EncerramentoEncerramento

Eu descobri que somos nós que fazemos a política, diz estudante

Encerramento

Representantes dos cinco partidos vencedores das eleições realizadas nas escolas foram chamados ao palco, para um bate-papo com a assessora de comunicação do TRE-MT, jornalista Mariane de Oliveira. A intenção era medir o quanto aprenderam com o programa Voto Consciente. As respostas dos alunos surpreenderam os presentes.

"Eu não entendia muito bem a política. Achava que era somente o ato de votar. Depois do programa eu descobri que somos nós cidadãos que fazemos a política, não somente os deputados e os vereadores, mas cada um de nós", disse o aluno Saimon Felipe.

"Antes do programa eu não gostava da política. Eu não entendia e eu achava chato. Agora, depois do programa, eu vejo que com a ajuda de todos podemos mudar a realidade do Brasil de hoje. Somos nós jovens que temos que buscar a verdade, a ética e o respeito em todo os lugares", complementou o estudante Petherson Carlos Evangelista.

Prosseguindo com o bate-papo, foi perguntado aos alunos o que podem fazer pelo Brasil já nas Eleições 2018.  A primeira resposta veio do estudante Gustavo Gozalez. "Nós jovens somos o futuro do Brasil e com o nosso voto podemos mudar muitas coisas que são erradas. Temos que ler mais e não só concordar, temos que sair do comodismo e mudar nossa realidade. Temos que nos informar sobre o passado dos candidatos e levar essa informação para as pessoas que conhecemos", disse o aluno.

O Programa Voto Consciente é desenvolvido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral desde 2011 em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Visa despertar nos jovens estudantes a consciência cívica, fortalecer a cidadania, a ética, a democracia, estimular a participação política consciente, livre e democrática.

Conheça o programa Voto Consciente

Todo ano, cinco escolas são escolhidas para aderir ao programa. Cada instituição é responsável por formar cinco partidos que representam políticas públicas. Cada grupo é composto por alunos e professores, que constroem propostas que viabilizam melhorias no ambiente escolar.

No decorrer do Voto Consciente, os jovens estudantes participam de palestras, alistamento eleitoral, visitas guiadas no TRE-MT e realizam as eleições escolares. Em ano eleitoral, os estudantes vivenciam as etapas do processo eleitoral oficial na íntegra, como registro de candidaturas, carga e lacre das urnas eletrônicas e apuração dos votos em tempo real.

Também participaram da diplomação dos alunos o diretor da Escola Judiciária Eleitoral e juiz-membro do pleno do TRE-MT, Ricardo Almeida; o ex-diretor da Escola Judiciária Eleitoral e também juiz-membro do TRE, Paulo Sodré; o juiz-membro Ulisses Rabaneda; o diretor geral do Tribunal, Nilson Bezerra; o secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon; e o coordenador da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc, Gracindo Rogério Gomes.

Conheça os alunos dos partidos vencedores,  diplomados nesta quinta

Escola Clêinia Rosalina Souza: Daniel Cleyton Resende de Pádua, Amanda Danielle Fragoso da Cruz, Jaine Kelly Alves da Silva, Márcio Antonio Santana de Souza Junior e Thays Santos da Silva, do Partido da Ética e Cidadania – PEC.

Escola Irene Gomes de Campos: Emilly Vitória Cardoso, Luana Cristina de Campos, Lucas Henrique Silva e Lima, Marcos Vinicíus Almeida, Princielly de Paula Rondon da Costa do Partido da Cultura, do Esporte e Lazer – PCEL.

Escola Prof. Heliodoro Capistrano da Silva: Bruno Ricardo Ferreira Sales, Bruna Rodrigues Carmo dos santos, Gustavo Gonzales Oliveira, Joana Kelle Santos Silva e Maria Eduarda Quintino dos Santos do Partido da Ética e Cidadania – PEC.

Da Escola Profa. Elmaz Gattas Monteiro: Ana Karla Moraes de Macedo, Jean Duglas Paulino Maia, João Otávio Teixeira dos Santos, Luís Henrique Mendes de Souza e Tallysson Serna Almeida do Partido da Cultura, do Esporte e Lazer – PCEL.

Escola Estêvão Alves Correia: Elizabeth Nascimento da Costa, Gustavo Márcio Campos Cerzósimo, Laura Silva de Carvalho, Raquel Cristiny Herreira Rocha e Saymon Felipe Amaral do Partido da Ética e Cidadania – PEC. Diplomados pelo Coordenador da Coordenadoria do Ensino Médio da Secretaria de Educação de Mato Grosso, Gracindo Rogério Gomes.

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30