Eleição em Mirassol D’Oeste e Primavera do Leste; três empresas registram pesquisa

Eleições Suplementares: Mirassol D'Oeste e Primavera do Leste

TRE-MT - Imagem - Pesquisa Eleitoral

A Justiça Eleitoral realiza novas eleições, no dia 19 deste mês, em Primavera do Leste e Mirassol D’Oeste e, no intuito de saber a intenção de votos dos eleitores desses municípios, algumas empresas deram início a pesquisas eleitorais in loco. No entanto, antes de iniciar a coleta de informações, essas empresas registraram as pesquisas junto à Justiça Eleitoral, conforme determina a lei.

Informações sobre as empresas, data da realização da pesquisa, abrangência, bem como o questionário aplicado ao eleitor estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (www.tre-mt.jus.br), nos links “Eleitor e eleições”, “Eleições 2016” e “Pesquisas Eleitorais”.

Até esta quinta-feira (09/11) foram registradas três pesquisas eleitorais referentes às eleições suplementares de Primavera do Leste e uma de Mirassol D’Oeste.

A empresa Mark Instituto de Pesquisa e Opinião realizou a pesquisa em Mirassol D’Oeste entre 1º a 3 deste mês e, de quinta-feira (09/11) até domingo, (12/11) coletará as informações em Primavera do Leste.

Ainda em Primavera do Leste registraram a pesquisa eleitoral a empresa Comunicação e Marketing, que deu início à coleta de informações nesta segunda-feira (08/11) e concluirá os trabalhos nesta quinta (09/11); e a Consultoria – ME/Exata, que realizará a pesquisa entre os dias 13 a 15 deste mês.

As perguntas constantes nas pesquisas variam entre as empresas. No entanto, alguns questionamentos feitos aos eleitores são comuns, entre eles: se residem em zona rural ou urbana; idade, sexo, escolaridade, renda familiar mensal; e “se as eleições fossem hoje em quem o Senhor (a) votaria para prefeito”.

Entenda:

A partir do dia primeiro de janeiro do ano da eleição, todas as pesquisas de opinião devem, antes de serem divulgadas à sociedade, serem registradas junto à Justiça Eleitoral. Esse registro deve ser feito, exclusivamente, pela Internet por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), disponível no site: www.tre-mt.jus.br.

A Lei nº 9.504/97 e a Resolução do TSE nº 23.453/2015 disciplinam o Registro. Segundo esses normativos, a pesquisa só pode ser divulgada ao público após cinco dias de seu Registro junto à Justiça Eleitoral.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30