TRE-MT recebe 130 estudantes do Colégio Notre Dame de Lourdes para visita guiada

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recebeu 130 estudantes dos 8º anos do Colégio Notre Dame de Lourdes, para visitas guiadas nos dias 20 e 22 de junho.

TRE-MT VISITA GUIADA NOTRE DAME
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recebeu 130 estudantes dos 8º anos do Colégio Notre Dame de Lourdes, para visitas guiadas nos dias 20 e 22 de junho. Durante a visitação, os alunos assistiram à sessão plenária, discutiram temas relacionados à democracia com os juízes-membros do Pleno e percorreram algumas dependências da Instituição, como o depósito de urnas eletrônicas e o Memorial da Justiça Eleitoral.
 
Após aberta a sessão plenária, os estudantes fizeram perguntas aos membros do Pleno sobre a eleição direta, a participação da mulher na política, a possiblidade de unificação de pleitos de quatro em quatro anos, a corrupção, a obrigatoriedade do voto, entre outros temas relevantes e que envolvem a Justiça Eleitoral. Todos os questionamentos foram respondidos pelos membros do Pleno.
 
O presidente do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal, parabenizou os estudantes pelo interesse em questões políticas e disse ser esse o caminho para a construção de um país justo e igualitário. "Estudar é o caminho. Só com o conhecimento iremos nos libertar da escuridão, das algemas e da ignorância. É preciso que vocês, jovens eleitores e demais cidadãos, participem efetivamente da discussão política e a promovam na escola, em casa, na roda com os amigos. Caso contrário, é deixar ser governado por uma minoria, que dita regras que, nem sempre, serão de nosso interesse, mas teremos que acatar".
 
Vidal ressaltou aos estudantes que exercer a democracia não é somente votar. "Estamos exercendo a democracia quando acompanhamos os trabalhos desempenhados pelos candidatos eleitos.  Nós, eleitores, temos que funcionar como uma grande banca examinadora e não permitir que pessoas que usam de máscaras e fantasias consigam nos driblar e enganar".
 
O corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, também ressaltou a importância dos estudos. "Estudem bastante para que futuramente vocês possam seguir a carreira que desejarem. Para os que optarem pela carreira jurídica, espero vê-los um dia ocupando o cargo que hoje exercemos".
 
Os professores que acompanhavam os estudantes foram lembrados pelo Pleno. "Esta Casa da Justiça tem o hábito de saudar com aplauso os professores porque entendemos que a educação é o principal caminho para se construir uma nação de mulheres e homens do bem e poderemos chegar a um lugar melhor", destacou o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz membro Paulo Cézar Alves Sodré.
 
Pedro Paulo Freitas Dias de 14 anos foi um dos estudantes que participaram da visita. Para ele,  com a iniciativa foi possível adquirir conhecimentos de forma dinâmica e divertida. "Aprendi na prática o que estudei na teoria".
 
Para o aluno Luís Flávio de 13 anos a visita guiada proporcionou momentos de reflexão. "Discutimos diversos assuntos como a corrupção, a reforma da previdência, entre outros e pude acompanhar o julgamento de processos. Também aprendi a manusear a urna eletrônica. Foi uma oportunidade de aprendizado e reflexão".
 
Ao final da visita, os estudantes também participaram de uma votação simulada para a escolha de prefeito e vereador.
 
Conheça o programa:
 
A visita guiada faz parte do Programa Voto Consciente, criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral. A iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores, a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.
 
O objetivo do Programa é desenvolver formação crítica dos jovens eleitores e estimular a participação política livre, democrática no processo eleitoral, bem como oportunizar os alunos a vivenciar todas as etapas do processo eleitoral.
 
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30