Programa Voto Consciente: estudantes da Escola Professor Heliodoro Capistrano iniciam campanha eleitoral

Programa Voto Consciente/2017

TRE-MT VOTO CONSCIENTE HELIODORO

Nesta quinta-feira (22/06), os alunos e professores da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano Silva participaram da cerimônia de lançamento do Programa Voto Consciente/2017 – que prevê a realização de uma eleição parametrizada no âmbito escolar. Os alunos/candidatos dos cinco partidos apresentaram aos demais estudantes suas propostas de melhoria para a comunidade escolar, as quais serão colocadas em prática desde a campanha.

 
No dia 23 de outubro, os estudantes/eleitores irão às urnas para escolher o partido  com as melhores propostas e ações implementadas no período da campanha.
 
Veja as propostas:
 
O Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA) apresentou como proposta a implantação de um projeto de reciclagem do lixo- O Lixo é Luxo- que será  produzido no ambiente escolar em parceria com a empresa Bioterra. Nesse caso, todo o dinheiro recolhido será convertido em aulas de campo extracurriculares, bem como  na realização de palestras sobre o meio ambiente e oficinas de arte, cujos trabalhos produzidos serão expostos em feiras de ciências.
 
O Partido da Ética e Cidadania (PEC) defendeu a realização de olímpiadas de matérias exatas e sociais. "Não estamos falando de evento esportivo, mas de olímpiadas de português, matemática, entre outros, que promovam conhecimento. Esse evento irá beneficiar todos os alunos, principalmente os que irão fazer o Enem".
 
Voltado para o bem-estar físico e psicológico, o Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) irá buscar, em parceria com a Universidade de Cuiabá, plano odontológico gratuito para todos os alunos, a implantação de um ambulatório de primeiros socorros – cujos materiais serão oriundos de doações de diversas farmácias e promover palestras sobre menstruarão e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Também será realizado  “Dia Fit, com ações voltadas para o cuidado do corpo.
 
A criação de um sindicato de alunos com poder de decisão perante a direção escolar e a promoção de debates em sala de aula sobre temas como racismo, preconceito, depressão e bullying foram algumas das propostas apresentadas pelo Partido do Respeito às Diversidades (PRD). Eles também querem trazer uma psicóloga para atender casos emergenciais. Os representantes do Partido do Respeito às Diversidades (PRD) garantiram que toda a campanha será para quebrar paradigmas. "Chega de racismo, de preconceito e de discriminação social e estética. Nossa escola vai mudar e evoluir".
 
O Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) prometeu promover no ambiente escolar vários eventos culturais, bem como  as olímpiadas inserindo não só o futebol mas também outros jogos. Além disso, prometeu implementar mais aulas de campo extracurriculares.
 
Conheça o Programa:
 
O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Seduc/MT com o objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.
 
Para atingir seu objetivo, a iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores, a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.
 
As eleições parametrizadas acontecem em escolas públicas e, por ano, cinco unidades escolares são selecionadas. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representa um partido. As siglas partidárias já são definidas pelo Projeto e são elas: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde).
 
Cada partido, dentro de sua temática, apresenta aos demais estudantesas propostas que serão defendidas durante a campanha eleitoral no âmbito escolar.
Encerrado o período de campanha, todos os estudantes da unidade escolar são convidados a irem às urnas e votarem  no partido que consideram ter apresentado a melhor proposta para a melhoria da escola. Os membros do partidos eleitos são diplomados.
 
Todo o processo eleitoral vivenciado pelos estudantes, desde a escolha dos membros de cada partido até a diplomação tem o acompanhamento e a orientação da EJE, que inclusive realiza treinamento dos alunos que, durante as eleições, desempenharão a função de mesário.
 
Nestes seis anos (2011 a 2016), o projeto já beneficiou alunos de 30 escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande.
 
Veja o calendário para o lançamento do Programa:
Dia 22/06 – E.E Prof. Heliodoro Capistrano Silva
Dia 26/06 – E.E Estevão Alves Correia
Dia 27/06 – E.E Clêinia Rosalina Souza
Dia 28/06 – E.E Irene Gomes de Campos.
Dia 30/06 – E.E Elmaz Gattas Monteiro
 
Jornalista: Andrea Martins Oliveira
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30