Fim do biênio: Pleno do TRE se despede dos juízes membros Divanir Pieri e Patrícia Ceni

Com homenagens e palavras de agradecimento, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso se despediu nesta quinta-feira (22/06) dos juízes membros Divanir Marcelo de Pieri e Patrícia Ceni dos Santos, que concluíram o biênio iniciado em junho de 2015.

TRE-MT CENI E DIVANIR
Com homenagens e palavras de agradecimento, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso se despediu nesta quinta-feira (22/06) dos juízes membros Divanir Marcelo de Pieri e Patrícia Ceni dos Santos, que concluíram o biênio iniciado em junho de 2015.
 
Patrícia Ceni, que já atuou como juíza eleitoral, tomou posse no cargo de juiz membro substituto no TRE no dia 22 de junho de 2015. Ao todo, a magistrada participou de 42 sessões plenárias, recebeu por distribuição e redistribuição seis processos, proferiu três decisões monocráticas e participou de seis decisões colegiadas, nas quais foi relatora. Além da atividade jurisdicional, colaborou administrativamente com o Tribunal, participando de evento promovido pela Escola Judiciária Eleitoral e presidindo a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas (votação paralela) nas Eleições de 2016.
 
Já Divanir Marcelo de Pieri atuou como juiz membro na categoria jurista (advogado). Ele participou de 50 sessões do Pleno, recebeu por distribuição ou redistribuição 239 processos, proferiu sete decisões monocráticas e participou de 43 decisões colegiadas, nas quais foi relator. Administrativamente, colaborou com a Justiça Eleitoral, atuando como palestrante em eventos promovidos pela Escola Judiciária Eleitoral e como ouvidor substituto.
 
"A Patrícia é dona de um temperamento alegre. É comunicativa e 'linha dura' em seus votos. Sempre contagiou as nossas sessões plenárias pela sua alegria e jeito de ser. Durante sua atuação neste colegiado demonstrou ser uma julgadora atenta e observadora, tanto que na maioria das vezes em que pediu vista dos autos, quase sempre, fez prevalecer o seu ponto de vista, fato este que certamente colaborou para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional neste Tribunal. Quanto a Divanir Marcelo, o considero uma pessoa de personalidade discreta, porém, dono de um diálogo franco e aberto, que fez uso de seu vasto e solidificado conhecimento processual, oriundo não só do exercício da advocacia, mas também fruto do magistério que exerce, eis que é Mestre e professor de Processo Civil na Faculdade de Direito da UFMT.  Esse conhecimento, aliado à sua prévia experiência no direito eleitoral, que adquiriu no exercício da advocacia, possibilitou-lhe lançar luzes em diversos julgados desta Corte, seja como relator, seja como revisor ou voto divergente", ressaltou o juiz membro Paulo Cézar Alves Sodré, decano da Corte Eleitoral.
 
Para o presidente do TRE-MT, Márcio Vidal, toda despedida traz momentos de alegria e tristeza. "É um momento que vivemos um paradoxo, pois temos a alegria de saber que os colegas cumpriram o dever, mas por outro lado, sentimos tristeza em não podermos mais gozar, pelo menos neste período, da companhia dos mesmos. Isso faz parte do ciclo da Instituição. Já conhecia o Dr. Divanir da UFMT e sabia da sua competência e dedicação e no exercício, como membro do Pleno, demonstrou ser um exímio julgador, preparado tecnicamente e moralmente. Proferiu votos consistentes em argumentações".
 
Representando a Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB/MT) o advogado José Patrocínio esteve presente na solenidade para prestar homenagens aos que se despediam. "Divanir muito contribuiu para a composição da diversidade de pensamentos no Pleno, o que levou a grandes reflexões".
 
Patrícia Ceni agradeceu pelas palavras carinhosas que lhe foram dirigidas. "Sou uma manteiga derretida por dentro. Tenho um embate natural, gosto da discussão e tenho a alma da magistratura. Quero também agradecer aos servidores e demais membros pela amizade, estadia e recepção. Contem comigo".
 
Divanir Marcelo de Pieri também teceu agradecimentos. "Me sinto mais leve hoje do que no dia que assumi, pois tenho a sensação de ter cumprido meu dever com integridade e honestidade. Agradeço a Deus e aos servidores da Justiça Eleitoral, em especial Benedito e Flávia, pela cordialidade e competência, que foram imprescindíveis para desenvolver um trabalho produtivo e trazer a prestação jurisdicional em bom contento. Também agradeço a minha esposa e filhos que entenderam meu afastamento por conta do trabalho. Dedico esse enceramento a meu pai. Aprendi muito acompanhando o trabalho de cada membro desta Corte. A qualidade individual de cada um dos membros desta Corte sempre foi inspiradora para que eu pudesse aprender um pouco mais desta atividade e melhorar a cada dia. Tenho a convicção que este Pleno deixa bons exemplos e demonstra para a sociedade brasileira que a Justiça Eleitoral tem credibilidade e que é essencial para a sustentação da democracia".
 
Novo membro:
 
A vaga deixada por Patrícia Ceni será ocupada pelo juiz de Direito Mário Kono de Oliveira, que tomará posse no dia 27 de junho, terça-feira.
 
Ainda não está definido o nome do advogado que irá assumir como membro substituto – categoria jurista, no lugar de Divanir Marcelo de Pieri.
 
 
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30