TRE-MT inclui Audiências Públicas da Cidadania em seu calendário de eventos

Audiência Pública da Cidadania

Fachada do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso - Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

O sucesso da Audiência Pública da Cidadania realizada em maio deste ano no município de Alto Taquari, que passou por eleições suplementares no último domingo, levou o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso a incluir este tipo de ação estratégica em seu calendário regular de eventos.

As datas para as próximas audiências públicas da cidadania já estão definidas e contemplam inclusive municípios que não passarão por eleições suplementares. O objetivo é aproximar a Justiça Eleitoral do cidadão e promover a reflexão, junto à sociedade, sobre combate à corrupção, ética, direitos e deveres do cidadão, voto consciente, controle social, democracia e temas conexos.

A proposta de incluir as audiências públicas da cidadania no calendário anual de eventos do TRE-MT foi apresentada ao pleno pela presidência do Tribunal, e resultou na aprovação, por unanimidade, da Resolução 2044/2017.

A próxima audiência será realizada no município de Tangará da Serra, no dia 14 de julho. Nos meses seguintes serão realizadas audiências em Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres e Cuiabá. O TRE-MT divulgará matéria específica sobre cada evento.

Ao propor ao Pleno uma resolução para regulamentar a iniciativa, a Presidência do Tribunal considerou o artigo 37 da Constituição Federal, que trata dos princípios da administração pública; a Lei 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas; e a Resolução nº 215 de 16/12/2015, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe, no âmbito do Poder Judiciário, sobre o acesso à informação e a aplicação da Lei nº 12.527/2011.

O desembargador Márcio Vidal também observou que o Tribunal busca intensificar suas ações na seara da responsabilidade social e que “a consolidação da democracia brasileira carece de medidas urgentes que busquem melhorar a qualidade do voto, a fim de construir um ambiente propício ao surgimento de lideranças políticas comprometidas com a ética, a moralidade e o interesse público”.

Conforme consta no normativo, serão convidados para as audiências públicas os representantes da sociedade civil organizada, estudantes, lideranças religiosas, representantes dos setores público e privado, além dos demais cidadãos.

Entre os parceiros das próximas audiências públicas estão a imprensa, o Ministério Público Estadual  e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30