Biometria: Quase 400 eleitores de Cuiabá e VG foram atendidos nesta segunda

Atendimento Biométrico 2017 - Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT
Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

A Justiça Eleitoral atendeu 259 eleitores de Cuiabá e 108 de Várzea Grande nesta segunda-feira (20/02). Estes dois municípios estão passando pela revisão do eleitorado com biometria, cujo comparecimento é obrigatório. O eleitor que ainda não compareceu para o cadastro biométrico precisa procurar um cartório eleitoral ou Central de Atendimento, sob pena de ter seu título cancelado.

O atendimento acontece por meio de agendamento. O eleitor pode agendar seu horário no site do TRE-MT, clicando aqui.

O agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800.647.8191, cuja ligação é gratuita.

O horário das Centrais de Atendimento ao Eleitor foi estendido para o período integral e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está adotando providências para ampliar os guichês de atendimento.

 

Demanda gigante somada ao comportamento do eleitor resulta em filas

O município de Cuiabá tem 415 mil eleitores, dos quais apenas 54 mil já passaram pelo cadastro biométrico. Há 361 mil eleitores para ser atendidos, uma enorme demanda para tão pouco tempo até o prazo final da revisão, previsto para o final deste ano. Os cálculos apontam para períodos em que será necessário atender mais de 1.500 eleitores por dia na capital de Mato Grosso.  A demanda em Várzea Grande também é grande. Dos 182 mil eleitores, faltam cadastrar 151 mil.

Para evitar filas, a Justiça Eleitoral orienta os eleitores a agendar o mais rápido possível o seu horário. Enquanto nos primeiros dias de revisão do eleitorado há guichês de atendimento ociosos, a tendência é crescer a procura nas próximas semanas, o que fatalmente resultará em um tempo maior de espera pelo atendimento.

 

Eleitores agendam e não comparecem

Outro problema detectado com frequência pela Justiça Eleitoral, e que acaba por desorganizar a estrutura montada para atender melhor o cidadão, é o eleitor que agenda, mas não comparece.

Em 2016 o índice de eleitores que agendaram e não compareceram chegou ao patamar de 40% em alguns períodos, o que causava transtornos para todos, em especial para os eleitores que buscavam aquele horário, que já estava preenchido.

A fim de frear este comportamento, o TRE-MT está estudando desenvolver um sistema que vai bloquear automaticamente o eleitor que agendou duas vezes e não compareceu. Para agendar pela terceira vez, ele terá que ligar para a Ouvidoria Eleitoral.

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30