TRE parabeniza Cuiabá que completa 182 anos como capital de Mato Grosso

Cuiabá completa 182 anos como capital de Mato Grosso

Cuiaba

Cuiabá completa nesta segunda-feira (28-09) 182 anos em que foi oficialmente consagrada capital de Mato Grosso. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso parabeniza a capital mato-grossense e estende a felicitação a todos os filhos desta terra, que aqui nasceram ou que a adotaram no coração.

 

Fundada no século 18, Cuiabá começou a ser povoada no Ciclo do Ouro – quando garimpeiros e bandeirantes migraram para o interior do Brasil em busca de pedras preciosas, no chamado ciclo do ouro. Em uma dessas expedições, os aventureiros fundaram o povoado batizado de São Gonçalo, às margens do Rio Cuiabá.

 

Em 1719, o bandeirante Pascoal Moreira assinou a carta de fundação de Cuiabá, o que deu início a uma intensa migração para o local. Alguns anos depois, foram erguidas as primeiras construções, como igrejas, casas e estabelecimentos para a cobrança de impostos.

 

Já em 1727, Cuiabá foi elevada à condição de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e em 17 de setembro de 1818 foi elevada à condição de cidade.

 

Cuiabá tornou-se a capital da então província de Mato Grosso em 28 de agosto de 1835 (antes a capital era Vila Bela da Santíssima Trindade). Quem assinou o decreto que elevou Cuiabá ao status de capital foi o então presidente da província de Mato Grosso, Antônio Pedro D'Alencastro.

 

Cuiabá quantas histórias guardam seus caminhos, seus espaços, suas praças e seus prédios de variados estilos, ora colonial, rústico, ora neoclássico e suntuoso. O TRE presta-lhe uma breve reverência, em honra da importância de seu papel junto ao corpo social e sobretudo pela importância de seu papel histórico.

 

Parabéns, Cuiabá! A Justiça Eleitoral faz votos que se mantenha viva e hospitaleira para sempre.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30