TRE-MT realiza Pesquisa de Clima Organizacional para aprimorar qualidade dos serviços prestados

TRE-MT realiza Pesquisa sobre Clima Organizacional

3ª Pesquisa de Clima Organizacional

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas iniciou Pesquisa do Clima Organizacional junto aos servidores, com o objetivo de identificar eventuais problemas e desenvolver estratégias para melhorar a qualidade de vida no ambiente corporativo. A iniciativa produz benefícios para as áreas interna e externa, pois um excelente clima organizacional reflete positivamente na qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.

 
Entenda:

 
Os servidores efetivos, requisitados e cedidos são convidados a responder à pesquisa, que está disponível para preenchimento até dia 31 deste mês, no Portal Corporativo (interno). No questionário são avaliadas as seguintes variáveis de comunicação interna: relacionamento interpessoal, relação com o trabalho, ambiente e condições de trabalho, reconhecimento, assistência à saúde/benefícios, liderança e gestão de pessoas, identidade com a Justiça Eleitoral e gestão de carreira. As respostas devem apontar suas percepções e o nível de satisfação em relação ao ambiente do trabalho e que afetam o clima organizacional do Tribunal.

 
"Com o resultado das informações será possível fazer uma avaliação do momento atual e planejamento de novas ações, em um processo de aperfeiçoamento contínuo e de desenvolvimento organizacional, que pretendem melhorar os seguintes estágios: a relação e condições de trabalho, comunicação interna e relacionamento interpessoal e liderança", destacou o secretário de gestão de pessoas do TRE-MT, Valmir Nascimento Milomem Santos.

 

Diversas ações implementadas no Tribunal atendem demandas relacionadas aos resultados de pesquisas feitas nos anos anteriores, como:

  1. Comunicação Interna: realização de audiências internas para tratar assuntos de interesse comum e de grande relevância para o TRE-MT e servidores;

     
  2. Reconhecimento: disponibilização de vagas de capacitações aos servidores dos cartórios, com o intuito de melhorar o índice de produtividade; início da implementação de Gestão por Competências, que permitirá a valorização do servidor;
     
  1. Relacionamento Interpessoal: realização de palestras motivacionais, eventos de integração e grupos focais;

     
  2. Liderança e Gestão de Pessoas: promoção de capacitações específicas para gestores e novos líderes;

     
  3. Ambiente e Condições de Trabalho: aquisição de mobiliários e equipamentos; melhoria da estrutura imobiliária de alguns cartórios; realização de análise ergonômica dos postos de trabalho na Secretaria e cartórios; contratação de consultoria para apoio ao planejamento institucional do TRE-MT, atinentes à estruturação de mecanismos de dimensionamento da força de trabalho e de governança de processos;

     
  4. Assistência: Realização de avaliação nutricional; contratação de ginástica laboral.

 
Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

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