Reforma política é tema da terceira edição do programa Cidadania em Debate

terceira edição do programa Cidadania em Debate

TRE-MT- ESTREIA PROGRAMA CIDADANIA EM DEBATE

Reforma política é o tema da terceira edição do programa Cidadania em Debate, que será exibido no canal 30.1 de forma inédita nesta sexta-feira (18/08) às 19h e reprisado no sábado, às 7h e 17h00 e no domingo, às 10h45 e 23h15. O programa é produzido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Assembleia Legislativa.

 

Discutirão o tema os advogados Hélio Hudson Oliveira Ramos e Lenine de Abreu Póvoas, ambos com vasta experiência de atuação junto à Justiça Eleitoral de Mato Grosso. O debate será conduzido pelo secretário judiciário do TRE-MT, Breno Gasparoto.

 

A Reforma Eleitoral traz diversas modificações, entre elas: o fim da figura do vice (presidente, governador e prefeito); a realização de eleições de cinco em cinco anos, sem possiblidade de reeleição; o fim do quociente eleitoral; a adoção do sistema de lista fechada; e a possiblidade de financiamento de campanha com recursos públicos.

 

O Programa

 

Na estreia, o Cidadania em Debate trouxe à discussão o tema "Combate à Corrupção" com a participação do presidente do TRE, desembargador Márcio Vidal e o analista político Vinícius de Carvalho.

 

 

Em sua segunda edição o programa trouxe o tema "Controle social sobre gastos públicos", o qual foi debatido pelo promotor de Justiça de defesa do patrimônio público, Roberto Turin, e pelo secretário-chefe da Consultoria Técnica do Tribunal de Contas, Edicarlos Lima Silva. Eles debateram o aumento do controle social no Brasil sobre a qualidade dos gastos públicos e ressaltaram a importância de o cidadão acompanhar a boa aplicação desse dinheiro que, afinal, vem dos seus impostos.

 

O programa Cidadania em Debate é produzido por meio de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa.

 

Os internautas podem acompanhar o programa pelo canal You Tube da Assembleia Legislativa e do TRE-MT. No canal de You Tube do TRE-MT, o programa está disponível no link:

 

https://www.youtube.com/watch?v=0zwP2K2DwIQ.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30