PT perde sete minutos da propaganda partidária por não incentivar a participação feminina na política

PT perde sete minutos da propaganda

Foto Des. Pedro Sakamoto

O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso (PT/MT) perdeu sete minutos do tempo que dispõe para realizar propaganda partidária no rádio e na televisão no segundo semestre deste ano, por não ter promovido e difundido a participação feminina na política. Essa condenação foi proferida pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso na sessão plenária desta terça-feira (29/08).

 

Entenda:

 

O Ministério Público Eleitoral interpôs no TRE-MT, uma Representação Eleitoral em desfavor do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso (PT/MT).

 

Segundo o MPE, o Partido realizou no primeiro semestre deste ano, propaganda partidária no rádio e na televisão em forma de inserções, dos quais reservou dois minutos e trinta segundos para à promoção e difusão da participação política feminina, quando, para que fosse atingido o percentual mínimo prescrito em lei (20%) deveria ter reservado o tempo mínimo de quatro minutos, nos termos do artigo 10 da Lei 13.165/2015.

 

"O dispositivo legal violado busca corrigir desigualdade histórica no ambiente político, no qual a participação das mulheres, apesar dos avanços verificados recentemente, ainda se encontra fragilizada. Dessa maneira, havendo (como houve) o descumprimento, por parte do representado das normas legais anteriormente aludidas, impõe-se seja determinada a cassação do tempo correspondente a cinco vezes ao da inserção omitida, que no caso, será de sete minutos", ressaltou o relator da Representação, o desembargador Pedro Sakamoto.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30