Programa Voto Consciente é apresentado no VII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais

PROGRAMA VOTO CONSCIENTE É APRESENTADO NO VII ENCONTRO NACIONAL DAS EJES

TRE-MT EJE

Vencedor do Concurso Nacional de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) – na categoria Fortalecimento da Cidadania Democrática, o Programa Voto Consciente desenvolvido pela EJE de Mato Grosso foi apresentado no VII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais. Os vencedores de outras três categorias também apresentaram suas iniciativas no evento, que acontece em Brasília, na sede do Tribunal Superior Eleitoral.   

 

Além de conhecerem as iniciativas vencedoras, todos os representantes das EJEs que estão no Encontro assistem palestras, participam de workshops e trocam experiências e conhecimentos sobre práticas eleitorais. Mato Grosso conta com três representantes: o diretor e a secretária da EJE/MT, respectivamente, Paulo Cézar Alves Sodré e Janis Eyer Nakahaati e o juiz membro Ricardo Gomes de Almeida que assumirá a direção da EJE/MT.

 

Desenvolvido pela EJE/MT desde 2011, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, o Programa Voto Consciente consiste na promoção de diversas ações – palestras, visitas guiadas e realização de eleições parametrizadas no âmbito escolar, contemplando alunos do ensino médio de escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande, visando desenvolver neles a consciência cívica, fortalecer os princípios éticos e estimular a participação livre e democrática.

 

O concurso Boas Práticas foi uma iniciativa da EJE/TSE em comemoração aos seus 15 anos. Além do Programa Voto Consciente, foram vencedores da competição, a EJE do Ceará e a EJE de Santa Catarina na Categoria Inovação e a EJE de Minas Gerais que ganhou o prêmio nas categorias: “Aprimoramento das Práticas Eleitorais” e “Capacitação”.

 

 “O Encontro marca a integração entre a EJE/TSE e as EJEs de todo o país. É uma grande oportunidade para as Escolas dialogarem e trocarem experiências para fortalecer suas ações. É sem dúvida um momento muito produtivo”, ressaltou o juiz membro do TRE, Ricardo Gomes de Almeida, que assumirá a EJE/MT.

 

Para o diretor da EJE/MT, Paulo Cézar Alves Sodré o ponto alto do encontro foi a premiação das escolas, que receberam um certificado. “Para nossa felicidade, coroando um trabalho que se iniciou em 2011, fomos premiados na categoria cidadania onde 16 escolas concorreram. É de suma importância essa premiação porque ela consolida todo um processo de trabalho efetuado por várias pessoas e mostra que estamos no caminho certo. Trabalhar na educação dos jovens eleitores e dos futuros políticos é de fundamental importância para lançarmos luzes numa nova sociedade baseada na ética e na educação”.

 

Programação:

 

Durante o encontro, o diretor da EJE/TSE, Fábio Quintas apresentou um balanço da atuação das EJEs em todo o país e a diretora de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Sadek ministrou a palestra: “A formação de magistrados no contexto da Justiça Eleitoral”.

O ministro Admar Gonzaga abordou o tema: “A crise de representatividade política no Brasil”.

 

Também foram realizados workshops sobre “Formação de magistrados e formação de formadores”, “Educação para a cidadania”, “Ensino à distância” e “Gestão de projetos no contexto educacional”.

 

Por fim, concluindo o encontro, será lançada a revista Estudos Eleitorais – 2º edição. O projeto #partiumudar foi apresentado por Fábio Quintas e o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Mário Volpi.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30