Segurança das Eleições: Juiz Lídio Modesto ministra palestra para 150 integrantes do serviço de inteligência da PM

Juiz auxiliar do TRE-MT e Cel da PM-MT Clarindo Alves de Castro
Juiz auxiliar Lídio Modesto da Silva Filho e Cel PM-MT Clarindo Alves de Castro

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Lídio Modesto da Silva Filho, ministrou palestra para 150 policiais do serviço de inteligência da Polícia Militar e para o alto comando da corporação. O magistrado abordou temas como crimes eleitorais, noções básicas de Direito Eleitoral e organização das eleições. A palestra foi ministrada no auditório do quartel da PM em Cuiabá, nesta terça-feira, 27 de setembro.

A palestra foi concedida por solicitação do coronel Clarindo Alves de Castro, diretor da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar. De acordo com o coronel, o sistema de inteligência da PM atua no assessoramento aos tomadores de decisão, nos campos estratégico, tático e operacional, produzindo conhecimentos acerca dos mais variados assuntos que influem na ordem social. No período eleitoral, o sistema de inteligência atua no combate aos crimes eleitorais como compra de votos, por exemplo, além da prática conhecida como boca de urna.

"O sistema de inteligência da Polícia Militar estará 100% empenhado na busca de informações visando assessorar o policiamento ostensivo e o comando da instituição por meio de conhecimentos acerca de violações às normas eleitorais e penais, de forma a garantir uma maior efetividade no emprego do policiamento", disse o coronel.

Ao final da palestra, o alto comando da Polícia Militar e a Agência Central de Inteligência entregaram ao magistrado uma placa de agradecimento pela parceria nos trabalhos que visam garantir a segurança das Eleições 2016.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30