TRE-MT investe no resgate a história: informações sobre os candidatos eleitos entre 1945 a 1990 estão disponíveis

fota da antiga urna ainda de lona.

Resgatar a história e promover o acesso a informação. São com esses objetivos que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) a partir desta quarta-feira (25/05) disponibiliza em sua página institucional (http://www.tre-mt.jus.br/eleicoes/candidatos-eleitos-1945-1990) um link onde é possível obter o seguinte dado: quais foram os candidatos de Mato Grosso eleitos, no período de 1945 a 1990, nos cargos de presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Os dados foram organizados pela equipe técnica do Tribunal Superior Eleitoral a partir de informações fornecidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais e obtidas junto ao Congresso Nacional. “As informações foram obtidas a partir da documentação histórica encaminhada pelos TRE’s e arquivada no TSE, principalmente atas de apuração e mapas eleitorais”, explicou o coordenador de jurisprudência e documentação do TRE-MT, Nilson Fernando Gomes Bezerra.

Nilson ressalta que as informações disponíveis no site servirão como fonte de pesquisa para historiadores, pesquisadores, estudantes, operadores do direito, entre outros interessados na história política de Mato Grosso. “Resgatamos dados históricos da política mato-grossense, os quais podem e devem ser consultados e utilizados por todos os cidadãos”.

Estão disponíveis no site as seguintes informações dos candidatos eleitos: nome – conforme registro; o cargo para o qual foi eleito; o partido pelo qual concorreram; o quantitativo de votos; o estado e o ano da eleição.

Os dados históricos foram levantados a partir de 1945 – ano da reinstalação da Justiça Eleitoral (Decreto-Lei n° 7.586/1945) – até o ano de 1990 (última eleição geral com apuração não informatizada) e ainda não contam com dados de eleições municipais (prefeitos, vice-prefeitos e vereadores), que atualmente devem ser obtidas diretamente com os cartórios eleitorais e serão objeto de consolidação a partir de 2017.

A partir das Eleições Gerais de 1994 os resultados de eleições estão disponíveis para todos os cargos disputados e todos os candidatos que concorreram ao pleito (eleitos ou não).

Segue o link para consulta: http://www.tre-mt.jus.br/eleicoes/resultados.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30