Mais de 2,2 mil pessoas já se cadastraram para trabalhar como mesário voluntário neste ano

Campanha Mesário Voluntário 2016

A Justiça Eleitoral em Mato Grosso conta com um cadastro de 2.228 pessoas que se inscreveram neste ano para trabalhar como mesários voluntários nas eleições de outubro. A maioria dos voluntários se inscreve por meio do Portal do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (www.tre-mt.jus.br). Foram 2.193 inscrições pela internet e apenas 37 presencialmente, nos cartórios eleitorais.

Para se inscrever basta acessar o Portal do TRE-MT e clicar no banner Mesário Voluntário. Após ler as instruções, informe o número do título de eleitor e preencha a ficha de inscrição. O prazo para se inscrever vai até o próximo dia 27 de julho.

Antes das eleições, todos os mesários passarão por um treinamento teórico e prático, quando aprenderão a manusear a urna eletrônica e também a organização necessária nas seções eleitorais. Durante a capacitação, os mesários também simularão uma eleição.


Quem pode participar?

Para trabalhar como mesário é necessário ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Não poderão ser mesários os eleitores menores de 18 anos; os candidatos e seu cônjuge e parentes até o segundo grau (mãe, pai, filho, filha, avô, avó, neta, irmão e irmã), mesmo por afinidade (sogro, sogra, genro, nora, cunhado e cunhada); os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva e as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.

Benefícios

Ao participar do projeto, o eleitor terá como direito o auxílio-alimentação para o dia da eleição; dispensa no trabalho pelo dobro dos dias de serviços prestados à Justiça Eleitoral; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos se houver previsão em edital.

Além dos direitos citados, os eleitores que são vinculados às instituições de ensino superior que firmaram parceria com o TRE-MT, terão direito a créditos em disciplinas (veja aqui as instituições parceiras).

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30